2015/01/06

A4WP e PMA vão unir-se para promover energia wireless


O futuro dos sistemas de recarregamento wireless tem sido adiado pela presença de diversos grupos concorrentes que têm promovido sistemas diferentes e incompatíveis. Mas a melhor notícia deste início de 2015 poderá ser que dois deles - A4WP e PMA - se vão unir, faltando agora esperar que também a WPC faça o mesmo.

A velha guerra do VHS vs Beta; o Blu-ray vs HD-DVD; já todos sabemos que ninguém fica a ganhar com estas guerras de formatos, e é ridículo que em pleno século XXI se continue a assistir a este tipo de coisas. Mas é realidade que temos, e no campo da energia wireless temos a Alliance for Wireless Power (A4WP), a Power Matters Alliance (PMA) e Wireless Power Consortium (WPC) como sendo os grandes grupos que têm promovido esta tecnologia... cada um com a sua própria tecnologia.

Do lado do público tem sido a WPC que tem tido maior sucesso, com o sistema Qi, disponível em equipamentos como os Lumia, Nexus 5, Nexus 7, etc. e cujos carregadores wireless são bastante económicos. Um facto que poderá ajudar esta junção dos outros dois grupos, embora não deixe de ser caricato que alguns dos apoiantes do A4WP também façam parte do WPC (como a Samsung).

Inevitavelmente, o futuro terá que ser de unificação, ou de maior compatibilidade entre os sistemas, tornando irrelevante se se está a usar o sistema X ou Y (a PMA e WPC usam sistemas de indução; a A4WP promove um sistema de ressonância magnética). Para os consumidores apenas interessa saber que poderão pousar o seu smartphone, tablet, ou computador, numa mesa, e que ele se irá carregar sozinho - sem terem que se preocupar com que sistema  usam.

Se nos próximos tempos virmos a WPC a mostrar uma aproximação a este novo grupo unificado da A4WP e PMA, poderá ser que 2015 seja finalmente o ano em que se poderá começar nos carregadores wireless sem que se tenha que adiar a decisão para ver quem iria vencer esta indesejável guerra.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)