2015/01/07

Avegant Glyph tornam os óculos de realidade virtual atractivos - mas serão funcionais?


Já lá vai mais de um ano desde a primeira vez que ouvimos falar destes óculos de realidade virtual cheios de estilo, e agora no seu estado final de desenvolvimento parecem estar melhores que nunca. Mas... serão estes Avegant Glyph tão funcionais como se querem fazer passar?

No papel - e nas fotos - estes Avegant Glyph parecem ter tudo aquilo que é necessário para se tornarem num gadget desejável: um estilo futurista bem mais atractivo que a maioria dos óculos de realidade virtual existentes ou previstos para breve; e um sistema de ecrãs a que chama "retinal display" e que promete eliminar o efeito de "grelha" sobre os pixeis que se pode ver num ecrã LCD ou OLED quando visto a curtas distâncias (na verdade é um sistema de micro-espelhos que projecta as imagens directamente para os olhos do utilizador a 120Hz, com resolução de 1280x720 para cada olho.)

Em vez algo volumoso como os Oculus Rift, este Glyph podem passar por simples headphones quando rodados para cima, mas com a possibilidade de rodarmos o "suporte" para a frente dos olhos e ganharmos um ecrã privado equivalente a 80" à frente dos olhos. A grande dúvida, que persiste desde que o conhecemos, é saber se algo como isto poderá ser confortável de utilizar. Por muito compacto que seja o sistema terá sempre algum peso - e bastará tentarem usar uns headphones com a haste de suporte apontada para a frente para descobrirem que a coisa não funciona lá muito bem mesmo sem grande peso.

Para que isto se aguente será necessário fazer pressão considerável sobre as orelhas... e isso faz-me temer o pior - mas, espero que eles consigam fazer o que pretendem, e que estes Glyph sejam mesmo confortáveis de usar e criem uma imagem de alta-qualidade (embora nunca vá ser tão imersiva como a dos Oculus Rift, pois ficam-se por um campo de visão de 45º). Quanto à autonomia, dizem que é de 4h, que seria suficiente até para ver uma das versões expandidas dos filmes do Lord of the Rings.


3 comentários:

  1. Eu acho que não se pode chamar "óculos de realidade virtual" a isso porque só serve para ver filmes e tem um campo de visão muito inferior ao DK2 (acho que é 70 ou 80, por ai). Não sei se compraria...

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    1. Também têm sensores para tratar isso. Quando aos ângulos de visão, os Rift é que são a excepção à regra, a grande maioria é bem mais reduzida...

      Vamos lá ver que tal sai a versão comercial dos Oculus (e quando!)

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    2. Eles dizem que vai demorar e agora até estão dizendo que vão lançar o fone de ouvido 3D para DK2 e Gear VR antes de lançarem o CV1... De qualquer forma quando isso estiver para acontecer vão parar de vender DK2 uns bons meses antes porque como se sabe o envio de DK2 demora sempre vários meses e ninguém iria gostar de receber DK2 e 1 ou 2 meses depois lançarem o CV1.... O que significa que ainda temos de esperar bastante...

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