2015/01/17

Cientistas encontraram a Beagle 2 intacta em Marte


Os casos de sucesso na exploração espacial fazem-nos esquecer que muitas vezes as coisas não correm como planeado, como foi o caso da sonda Beagle 2 lançada em Marte pela Mars Express em 2003... e que nunca deu sinal de vida. Mais de uma década depois, os cientistas acreditam ter encontrado a sonda em Marte, e intacta.


O natal de 2003 foi um dia triste para os responsáveis pela Beagle 2, pois era o dia em que se esperava receber a confirmação de que tudo teria corrido bem e que a sonda estaria em solo marciano pronta para realizar as suas medições e experiências. Essa comunicação nunca chegou, deixando os cientistas a matutar no que poderia ter falhado - e assumindo-se que a mesma se teria despenhado em Marte a alta-velocidade destruindo-a por completo.

Só que agora imagens da Hi-RISE, que está a mapear o planeta vermelho com câmaras de alta-resolução, parecem indicar o contrário.


A Hi-RISE captou imagens que parecem comprovar, sem grandes margens para dúvidas, que a Beagle 2 terá efectivamente aterrado como planeado em Marte. As imagens obtidas parecem indicar que a Beagle 2 não terá conseguido abrir todos os seus painéis solares, que acabaram por "bloquear" o sistema de rádio indispensável para comunicar com a Terra.

Um "mistério" que assim parece ficar resolvido - sendo pena que o "pai" da missão, o Professor Colin "Muttonchops" Pillinger, já por cá não esteja para o dar como encerrado (faleceu em 2014).

1 comentário:

  1. pah... manda se lá a opportunity abrir os paneis! :D
    já fiz simulações no kerbal space program e dá certo ^^

    ResponderEliminar