2015/01/22

Cuidado com os discos Seagate de 3TB


No que toca às preferências na altura de comprar um disco, cada um terá as suas próprias opiniões e experiências; mas não custará ouvir o que alguém que tem mais de 40 mil discos em operação tem para dizer. E neste caso, o que a Backblaze nos diz é para nos mantermos afastados dos discos Seagate de 3TB.

A Backblaze é uma empresa que disponibiliza backups ilimitados na cloud, e por isso se compreende que use milhares e milhares de discos nos seus Storage Pods. Tem também partilhado publicamente os resultados de fiabilidade dos discos que utiliza, que servirão para dar uma ajuda a quem procure um disco com a maior probabilidade de sobreviver pelo máximo de tempo possível.

Desta vez, descobrimos que há também discos que serão altamente desaconselhados: como é o caso do Seagate de 3TB, que em 2014 teve uma taxa de falhas superior a 40%!

Embora se tenha que considerar que o uso intensivo da Backblaze não pode ser comparado com o uso doméstico, parece ficar claro que o discos de 3TB da Seagate saem completamente fora do esperado (assim como os de 1.5TB, mas em muito menor grau). Caso tenham que escolher um disco Seagate, o melhor será optarem por um modelo de 4TB, que parece ter um comportamento bastante superior aos modelos referidos.

Portanto, se tiverem discos Seagate de 3TB nos vossos computadores, NAS, ou caixas externas para backups, o melhor será considerarem trocá-los antes que tenham uma surpresa desagradável.


Quem fica em melhor posição nesta classificação são os discos da HGST (ex-Hitachi) que em toda a gama (2, 3 e 4TB) têm tido a menor taxa de falhas.

2 comentários:

  1. Há alguns anos que risquei a Seagate da minha lista de opções, juntamente com a Samsung. Tenho optado por WD e não razoes de queixa.

    Há muitos anos, quando os discos andavam pelos 0.5 ~ 1 GB, desmontei um HITACHI e voltei a montar (enfim... era um curioso). Talvez tenha sido sorte, mas até hoje foi o único disco que sobreviveu a este tratamento. Acho que isto diz qualquer coisa sobre a qualidade.

    ResponderEliminar
  2. A foto é de um Western Digital 3TB Red. Acho mal...

    ResponderEliminar