2015/01/02

Direitos de autor perseguem os carros de aluguer


Se há poucos meses o alvo eram os automóveis que permitiam copiar músicas para os seus sistemas multimédia; agora a mira passou a pairar sobre os rádios nos carros de aluguer.

Desta vez a queixa não parte de uma entidade dos EUA, mas sim de grupo de defesa dos direitos sobre as músicas, e que alega que no caso dos carros de aluguer ouvir música equivale a uma "reprodução para público" e não uso privado, e que as empresas de aluguer não detêm os direitos para tal (leia-se: não pagam por isso).

Acho caricato a originalidade das ideias destes grupos; que só não dão para rir porque, infelizmente, sabemos que as suas ideias idiotas são muitas vezes contagiantes e conseguem convencer aqueles que mais deveriam fazer para nos manter a salvo das idiotices alheias - como se pode ver pela nossa PL118.

Não me admira nada que a nossa SPA se sinta inspirada por esta reclamação sueca e também comece a fazer contas aos euros que poderá amealhar (err... para os artistas, pois claro) à custa das empresas de aluguer; e pelo caminho começar a engendrar formas de conseguir cobrar também umas taxas extras por todos os que ouçam música no seu automóvel em volume suficiente para ser ouvido por qualquer outra pessoa no exterior.

... Um dia destes ainda vamos ter que pagar extra pela opção de ter um carro que não venha com rádio pré-instalado e nos livre de todas estas eventuais taxas.

3 comentários:

  1. Até porque as rádios já pagarm os direitos de difusão. Não faz sentido nenhum para pessoas normais, mas para essas bestas é uma excelente forma de embolsar mais algum.

    ResponderEliminar
  2. Meus amigos, já vos avisei que isto não tem nada haver com direitos de autor, eu sou músico e nunca recebi nada de jeito de direitos, o dinheiro vão para os cães grandes que são lá colocados para entreter as massas, para as impedir de pensar, isto tem tudo haver com controlo, the name of the game is control, não coneguem perceber isso, e quer muita gente o faça conscientemente ou não, como o casa da SPA, estão a ajudar no jogo do controlo, tudo por causa de dinheiro, e as pessoas caem como patinhas neste controlo sistemático sobre as nossas vidas....

    ResponderEliminar
  3. Mas isto já acontece, qualquer estabelecimento com ŕadio e/ou televisão tem de pagar uma taxa(s) à SPA!!!!

    ResponderEliminar