2015/01/30

Lockitron - mais uma campanha de crowdfunding que "aprendeu à força"


O sistema de crowdfunding veio tornar possível a realização de inúmeros sonhos; mas também tem sido palco de autênticos pesadelos. Para os jovens criadores da fechadura electrónica Lockitron, a aventura tem sido de aprendizagem constante.

O mercado das fechaduras e trancas electrónicas tem tido imensa procura nos últimos anos, e tudo parecia bem encaminhado para o projecto Lockitron idealizado por dois jovens como sendo um sistema fácil e prático de instalar sobre uma tranca já existente. Mas infelizmente, o mundo real é bem mais complexo do que eles poderiam imaginar.

A ideia de poder transformar uma tranca existente em algo que poderia ser comandada via smartphone ou internet atraiu milhares de interessados. A campanha angariou cerca de 14 mil encomendas, e mais de 2 milhões de dólares; e este sucesso atraiu mais 70 mil pré-encomendas adicionais. Pareciam estar reunidas as condições para mais um projecto de referência...


Só que a promessa das entregas para Março de 2013(!) não passava de uma esperança que ficou por concretizar. Mesmo agora, quase dois anos depois, a empresa apenas enviou 11 mil unidades - e cuja instalação tem sido criticada pelos clientes como estando muito longe da facilidade prometida (para além de autonomia muito aquém do esperado, e que já tem deixado alguns utilizadores trancados fora de casa.)

Neste caso não se terá tratado de "má vontade" da parte dos criadores do projecto mas sim da sua jovem inocência. Para além de ter sido a primeira vez que lidaram com todas as variáveis que envolvem um processo de produção com um fabricante chinês; tiveram também que lidar com todas as infinitas variáveis do mundo real. Os seus clientes não tinham apenas a dúzia de trancas com que tinham testado o seu produto, mas centenas de outros modelos, em todo o tipo de condições de uso e abuso. E até a questão da conectividade se revelou problemática - pois no mundo real muitas são as pessoas cujo sinal do router WiFi mal chega à sua porta de casa (e que levava ao consumo excessivo).

O resultado foi, no ano passado, refazer o projecto de raiz, agora com um novo sistema que visa substituir as trancas existentes (e ultrapassar todas as "incompatibilidades" com as existentes) - e que permite uma redução de custo substancial (para apenas 99 dólares, cerca de um terço do originalmente pedido).

Os apoiantes que, após todo este tempo, ainda continuam a ter esperança no projecto estarão no topo da lista para receber este novo produto - mas ainda assim fica o alerta de que apoiar projectos de crowdfunding é sempre uma autêntica "lotaria".



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)