2015/01/07

Novos filamentos permitem impressão 3D de "pedra", "madeira" e "metal"


As impressoras 3D vão-se aproximando cada vez mais dos consumidores, e agora a Makerbot dá um novo passo que tornará as impressões ainda mais atractivas: novos filamentos PLA que permitem imprimir peças de pedra, madeira e metal.

Obviamente que não se trata realmente destes materiais, mas sim de filamentos PLA compósitos que permitem imitar o aspecto e textura de pedra calcária, madeira, ferro e bronze. No caso do filamento de madeira, poderemos lixar e aplicar verniz tal como se fosse madeira verdadeira; e no "ferro" poderemos até magnetizar as peças, o que certamente irá ser usado de forma bastante criativa.

Embora continuem a tratar-se de filamentos PLA, estes materiais são mais pesados e necessitam de afinações diferentes nas cabeças de extrusão; embora a Makerbot diga que as suas cabeças de impressão inteligentes permitirão uma rápida adaptação aos diferentes tipos de material (embora recomende uma cabeça separada para cada material utilizado).

Aos poucos, lá nos vamos aproximando do dia em que as impressoras 3D poderão imprimir objectos complexos com diferentes materiais simultaneamente. Mas por agora fico curioso por saber o que se poderá fazer com estes novos filamentos - curiosidade que permanecerá durante mais alguns meses, pois estes filamentos só deverão ficar disponíveis para o final deste ano.

1 comentário:

  1. Sem ir verificar, penso que os filamentos contém partículas (finas) dos materiais que propõe imitar sendo estas aglutinadas pelo PLA.

    Digo isto 'de cor' porque, como habitual, a takerbot limita-se a copiar o que a comunidade OS já vem a fazer há anos...

    A madeira tem aspecto (e até cheiro) praticamente igual ao do MDF - embora a minha impressora não tenha cabeça de 1,75 para poder testar já estive com peças na mão - e as peças feitas com os filamentos de bronze podem ser lixadas revelando melhor as partículas de bronze. Ferro e calcário ainda não tinha conhecimento que existisse.

    ResponderEliminar