2015/01/07

SuperMHL suporta vídeo 8K a 120fps


Vivemos em tempos curiosos, onde a evolução tecnológica é tal que as limitações começam a ser das coisas mais "simples", como as fichas e cabos. Para fazer face às resoluções crescentes, o Consórcio MHL revelou o SuperMHL que já suportará conteúdos 8K a 120fps.

A chegada dos ecrãs 4K tem acontecido com maior velocidade do que se esperaria, e ecrãs de resoluções superiores (5K) têm demonstrado as limitações das actuais ligações, incapazes de gerir tal quantidade de dados. Por isso mesmo o Consórcio MHL achou que não bastaria lançar uma versão 4.0 do standard MHL... mas seria necessário um novo SuperMHL.

O SuperMHL não se limita a suportar os formatos 4K (3840 x 2160) como já está preparado para aguentar resoluções 8K (7680 x 4320) a 120fps e com qualidade HDR - e isto enquanto é capaz de fornecer também 40W pelo mesmo cabo (quatro vezes mais que o MHL 3.0). A ficha SuperMHL é reversível e ultra compacta, e também permite que se possam criar 6 canais independentes MHL sobre um único cabo SuperMHL (deverá ser uma maravilha para sistemas multi-monitor.)


Nem sequer conseguimos antever quando é que ecrãs 8K (e conteúdos) poderão começar a chegar ao mercado - mas considerando que há 4 ou 5 anos também não imaginaríamos que ecrãs Ultra HD estivessem agora disponíveis por valores na casa dos 500 euros... eu não apostaria que este reinado do 4K que se inicia se prolongasse por muito tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)