Os sistemas de segurança nos automóveis estão cada vez mais avançados, mas para que cheguem até nós são necessários muitos, muitos testes. Como nem sempre os testes correm bem, é necessário recorrer a "cobaias" que não se queixem, como estes peões animados que a Toyota desenvolveu.
Os sistema de detecção de peões são sistemas complexos, e para os testar é conveniente que se tenha um boneco o mais aproximado da realidade. Em vez de simplesmente usar uma forma humana estática, a Toyota desenvolveu um peão motorizado que é capaz de simular uma pessoa a caminhar (sendo suspenso e movimentado por cabos), e que assim poderá ser posto à prova sem qualquer risco que seja superior ao do atropelamento do boneco.
Devo dizer que não invejo os engenheiros que têm que desenvolver estes sistemas e fazer o reconhecimento de pessoas, que poderá parecer simples na teoria, mas que quando aplicadas ao mundo real (onde podemos ter chuva, nevoeiro, situações de contra-luz ou de escuridão quase total, e muitas outras que nem se imaginam) tornam isto numa verdadeira "missão (quase) impossível".
... Mas longe do mundo real e sendo apenas nas pistas de testes a brincar a "atropelar" estes bonecos... imagino que dê azo a situações divertidas. :)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)