2015/01/22

WhatsApp ganha versão web - mas que depende do smartphone

Se são fãs do WhatsApp no smartphone mas passam grande parte do tempo sentados à frente de um computador, agora passa a ser possível aceder ao WhatsApp na web a partir do vosso browser.

O WhatsApp chega à web, mas poderá não ser bem aquilo que estavam à espera. Sim, o WhatsApp passa a estar disponível na web, para que leiam as mensagens e respondam usando o teclado do computador... mas continua a estar dependente da app no vosso smartphone, que continuará a ser necessária, assim como a sua ligação à internet.

Se não se importarem com esse "pormenor", é só darem um salto ao WhatsApp web e sincronizarem o QR code apresentado com a app no vosso smartphone.

Curiosamente, desta vez é a versão iOS que fica para trás. Esta funcionalidade web está disponível para todas as versões do WhatsApp: Android, Windows Phone, BlackBerry e até Nokia S60, mas não para iOS... e não é previsível que tal venha a acontecer em breve. O "problema" é que para este sistema funcionar, seria necessário manter a app WhatsApp a funcionar em segundo plano para aceitar comunicações vindas do browser no PC (a comunicação é feita directamente entre PC e smartphone), o que de momento não é possível implementar no iOS.


Para complicar as coisas, não é nada que seja de fácil resolução... não me parece que a Apple esteja disposta a mudar todo o seu sistema de multitasking que tenta limitar a má utilização de apps abusivas em segundo plano; nem por outro lado me parece que o WhatsApp esteja disposto a mudar todo o seu sistema de funcionamento (pelo que dizem as mensagens só ficam guardadas no smartphone assim que são enviadas, pelo que não estão disponíveis em nenhum "servidor" que permita lê-las novamente.)

... Se calhar basta pedir com jeitinho à NSA, e eles cedem esses dados. ;P

8 comentários:

  1. Usei o WhatsApp há uns tempos atrás, no outro dia fui a usar e pede para pagar...
    Adeus para sempre WhatsApp, olá Viber, continuas bem vinda...
    Faz isso e mais um par de botas.

    ResponderEliminar
  2. Supostamente só é grátis durante 1 ano, a verdade é que ao fazer um ano recebi uma mensagem a dizer que tinha alargado por mais um ano o período grátis. Não tiveste essa sorte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu uso há muitos anos. E sempre com 1 ano antes de pagar.. sempre que chega a data, eles dá dizem que "ai e tal, pronto, pega lá mais um ano de borla".
      Mas a malta do IOS acho que paga (dava para mandar aqui uma boca, mas pronto, hoje estou bem comportado)

      Eliminar
  3. O comentário sobre a NSA é priceless! lol

    ResponderEliminar