2015/02/25

Android e iOS dominam 96.3% do mercado


Lembram-se daquele tempo em que a Nokia dominava o mercado dos telemóveis e parecia impossível que alguém a destronasse? Pois... veja-se o que meia dúzia de anos pode fazer, com o mercado a ser agora dominado pelos Android e iPhones, que ocupam 96.3% do mercado.


Segundo as estatísticas da IDC, o panorama nas plataformas mobile não deixa qualquer margem para dúvidas.


Dizer que o iOS domina o mercado poderá ser um pouco enganador, quando consideramos que o Android tem mais de 80% enquanto a Apple se fica pelos 15%... mas há que ter em conta que a Apple ganhará mais com esses seus 15% do que os restantes com os seus 80% - actualização: fica com 88.7% dos lucros - resta saber até quando... pois parece-me que eventualmente será insustentável vender produtos a preços de 700-1000 euros, quando existem no mercado outros de 300-400 euros igualmente considerados "excelentes".

Quem também poderá tirar algumas conclusões destas estatísticas são as restantes plataformas... A Blackberry continua a afundar-se (passou de 1.9 para 0.4% no espaço de um ano)  embora continue a ter esperanças de inverter a tendência; enquanto que os Windows Phone aumentaram timidamente as vendas, mas continuaram a perder quota de mercado face ao volume dos Android e iPhones vendidos, situando-se agora nos 2.7%.

Parecem ser posições difíceis de mudar... mas bastará relembrar a história recente para se comprovar que tudo pode dar uma grande reviravolta quando menos se espera!

2 comentários:

  1. Acompanho bastante as estatísticas e desenvolvimentos sobre o que as marcas estão a fazer para ganhar ou manter o seu espaço. Nesse paradigma, dá-me "gozo" observar todos os passos indirectos e até demasiadamente "simpáticos", que a "nova" Microsoft está a implementar rumo ao sucesso do seu SO móvel, ou melhor, do iminente Windows 10 multi-plataforma...

    Embora seja fã incondicional de alguns serviços Google(Gmail e Youtube e Chrome), não acompanho com agrado os movimentos desta em fechar-se cada vez mais, parecendo querer tornar-se como a Apple e o seu IOS. Pois então que o façam e que caiam no abismo dentro de "pouco" tempo...

    Descabido certamente, porém, a história está repleta de exemplos onde o inabalável sucumbiu num piscar de olhos e não tenho dúvidas que o "poder instalado" da Microsoft é em muito superior ao da Google e qualquer outro concorrente...

    A Microsoft sem duvida é aquela que actualmente nos merece mais respeito pelo projecto e forma de actuar que vem implementando, mesmo que isso tenha surgido ou advindo por necessidade.

    Viva o Windows "Phone"... no futuro reinarás... ;)

    Ainda assim nunca se sabe, em tecnologia tudo é uma incógnita a médio-prazo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então venha lá daqui a 1 ano e veja o "enterro" que o Windows Phone teve.

      Eliminar