2015/02/04

ARM Cortex A72 será 3.5x mais rápido que ARMs actuais


Se actualmente temos dispositivos mobiles que parecem já ser capazes de fazer "tudo" o que se possa imaginar; em breve teremos novos CPUs que poderão fazer ainda mais, como os novos Cortex-A72 da ARM, que serão 3.5x mais rápidos que os actuais e muito mais eficiente.


Se nos CPUs para desktops os ganhos de geração para geração têm sido modestos, no segmento mobile ainda vamos assistindo a melhoramentos substanciais. Com o novo Cortex A72 a ARM promete desempenho 3.5x superior aos A15, e - não menos importante - sendo capaz de consumir 75% menos energia para um nível de desempenho idêntico.

Quer isto dizer que teremos smartphones e tablets mais rápidos, com maior autonomia, que aquecem menos, e ainda mais finos.



Parte destas melhorias deve-se às optimizações feitas a nível de design do chip, outra parte deve-se ao processo de fabrico, que passa a ser de apenas 16nm (o A15 era feito em 28nm).

A acompanhar o novo A72 temos também melhorias ao nível do GPU (Mali T880) que passa a oferecer cerca do dobro do desempenho e uma redução de 40% no consumo; e um novo sistema de ligação às memórias e periféricos que abre as portas à possibilidade de se terem ecrãs com resolução 4K e superior. No entanto, não precisam ficar já a salivar com estas melhorias... pois tudo isto só se irá concretizar em chips que deverão chegar ao mercado em 2016.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)