2015/02/21

Canais por cabo estão a acelerar séries e filmes para mostrarem mais publicidade


Os operadores de televisão por cabo são nossos amigos... especialmente quando se trata de recorrer a todas as táctica que permitam mostrar mais publicidade. Nos EUA, vários operadores têm sido apanhados a acelerar os filmes e séries, de modo a ganharem minutos adicionais para apresentar mais spots publicitários.

A "arte" da aceleração de filmes não é nova - bastará falar com alguns dos velhos projeccionistas de cinema, do tempo da película, e de como aceleravam as máquinas dos habituais 24fps para 26, 27 ou mais fps quando queriam "despachar" o assunto e ir para casa mais cedo. Na televisão, essa técnica também se tem feito notar assim que se tornou tecnicamente possível.

Há muito tempo que temos canais que por cá optaram por cortar os créditos finais dos filmes como forma de poupar alguns minutos; ou de os acelerar de forma que os torna ilegíveis; mas nos EUA já se chegou ao ponto de acelerar as próprias séries e filmes.

Episódios de clássicos como Seinfeld foram apanhados com acelerações de 7.5%, que poderá não parecer muito, mas é suficiente para que um episódio de 25 minutos passe a ser exibido em apenas 22 minutos... o que permite exibir 3 minutos de publicidade extra. Aplique-se a mesma fórmula a um filme de 90 ou 110 minutos e já se vê como facilmente um operador pode ganhar mais de uma dezena de minutos de forma completamente dissimulada - a não ser para aqueles que tenham mais "olho" para este tipo de coisa.

É graças a estas e outras medidas que mais pessoas se vão afastando da TV tradicional e optando por sistemas de streaming, onde têm total controlo sobre o que vêem (e onde até poderão eventualmente optar por acelerar o vídeo - mas por sua própria iniciativa e vontade).


Pessoalmente, confesso que para a grande maioria das séries que vejo, já optei precisamente por acelerá-las ligeiramente, como forma de poupar tempo. Que no meu caso não é usado para ver mais publicidade, mas sim para poder ver 6 episódios no tempo em que habitualmente poderia ver apenas 5. (E sim, já cheguei ao ponto de ver séries onde as coisas decorrem "lentamente" com acelerações mais radicais de 50%... quando o tempo não dá para tudo. :)


5 comentários:

  1. O streaming veio para ficar.
    TV Nacional: Lixo
    Downloads à moda antiga: temos a nova taxa para os meninos do tacho ;)
    Restam os sites de streaming para ver as séries sossegadinho, sem anúncios que nada servem, já alguém comprou algum produto com base num anuncio de TV? pois...

    ResponderEliminar
  2. Se anunciassem um aparelho que dilatava o tempo de forma a fazer desaparecer os anuncios... Podia ter interesse :P

    ResponderEliminar
  3. Se anunciassem um aparelho que dilatava o tempo de forma a fazer desaparecer os anuncios... Podia ter interesse :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Basta que se veja a TV com anúncios de forma atrasada, depois de já ter passado na TV. Aí pode-se passar os anúncios para a frente a 3x, pelo menos na Vodafone.

      Eliminar
  4. Ja tinha reparado nesta questão com o Big Bang Theory e How I Met Your Mother, que acompanho "versao original". Quando os apanhava num dos canais da TV por cabo, a musica soava-me acelerada e num pitch diferente.

    ResponderEliminar