2015/02/01

Chrome passa a alertar para páginas potencialmente inseguras


A questão da segurança online muitos bytes tem feito correr desde que começaram a ser revelados todos os abusos e espionagem em larga escala que agências de segurança fazem um pouco por todo o mundo, e o Google parece preparar-se para dar um maior incentivo a que se usem ligações seguras: marcando todas as páginas que não o fizerem, como inseguras.

Por agora isto é algo que está a ser feito de forma experimental, numa versão de testes e necessitando que se active uma opção que vem desligada de origem ("mark non-secure origins as non-secure") mas será certamente uma carta que o Google poderá jogar a qualquer momento na versão oficial do Chrome.

A diferença poderá parecer subtil. Em vez de termos um browser que nos mostra as páginas normais sem qualquer indicação adicional, e as páginas seguras usando o tradicional cadeado (ou indicador equivalente); passaremos a ter um indicador que refere que qualquer página que não use HTTPS é potencialmente insegura ou "duvidosa".

É um pequeno detalhe que poderá fazer com que mesmo um utilizador comum, que não ligue muito a estas questões, fique mais curioso quanto aos riscos que isso representa... e comece a ser mais exigente quanto à segurança dos serviços que utiliza e dos sites que visita. É que como o Google refere, a tradicional desculpa de que implementar ligações seguras é demasiado complexo e dispendioso já "não cola" - e a verdade é que, hoje em dia, não há desculpa para que qualquer site recorra a uma ligação segura como forma de proteger os seus visitantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)