2015/02/23

Google lança YouTube Kids para as crianças


O YouTube já se tornou num recurso apreciado por milhões de crianças em todo o mundo, e agora o Google lança uma app concebida especificamente para os mais pequenos fãs do YouTube: o YouTube Kids.

O YouTube Kids transforma o habitual interface do YouTube em algo mais apropriado para os mais pequenos, com icons grandes que facilitam o acesso e pesquisa dos conteúdos que pretendem, e com acesso directo a programas infantis que serão do seu agrado. Conteúdos que poderão ajudar a explicar porque motivo esta app está por agora limitada apenas aos EUA - e a necessidade urgente de rever as actuais políticas que obrigam a estas coisas (não queremos que as nossas crianças vivam num mundo onde o acesso à informação e conteúdos esteja livre de fronteiras geográficas?)

A app dá acesso a canais e playlists em quatro categorias: programas, músicas, aprendizagem e exploração; mas qualquer outro tema está apenas a uma pesquisa de distância - que poderá ser feita por voz.

Também não faltam controlos para evitar potenciais abusos, como um modo silencioso para dar "descanso" aos pais, ou a possibilidade de se definir um tempo máximo de utilização que automaticamente informa os mais pequenos de que "já chega". É também possível eliminar o modo de pesquisa para que o acesso fique limitado aos vídeos pré-seleccionados no homescreen.

Tudo muito bonito... mas mais bonito seria que estivesse disponível em todo o mundo sem que se tivesse que recorrer a técnicas alternativas para contornar as restrições geográficas.

[YouTube Kids para Android - YouTube Kids para iOS]

3 comentários:

  1. Não disponível na Apple Store de Portugal. :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu referi: "... esta app está por agora limitada apenas aos EUA" :(

      Eliminar
    2. Desculpa. Não reparei. :)

      Eliminar