2015/02/18

Lidl já aceita pagamentos "sem passar cartão" (contactless)


Muitos portugueses já têm cartões bancários com tecnologia contactless; o problema é que provavelmente ainda não tiveram hipóteses de a utilizar, pois são ainda raras as lojas com terminais de pagamento que o permitam fazer. Mas se o quiserem experimentar, bastará darem um salto a uma loja Lidl.

O Lidl é a primeira grande cadeia de supermercados em Portugal a aceitar pagamentos com cartões com tecnologia contactless. Com este sistema, basta aproximar o cartão do terminal de pagamentos para que a operação fique concluída sem necessidade de introdução do código PIN (para valores até 20 euros).


Poderá dizer-se que é um "preciosismo" face à técnica tradicional de ter que colocar o cartão na ranhura, uma vez que continuamos a ter que pegar na carteira e tirar o cartão. Mas a principal vantagem é mesmo o sistema não necessitar de introdução do código PIN (embora, verdade seja dita, nada impedisse que o mesmo fosse aplicado ao sistema tradicional, e onde para valores inferiores a 20 euros, em vez de pedir o código PIN, se tivesse apenas que validar o valor correcto com a tecla verde - ou até dispensando esse passo).

Ainda assim, é sempre mais cómodo ter apenas que aproximar o cartão, que evitará potenciais esquecimentos do mesmo, e até o seu desgaste físico. Agora só nos resta esperar que o sistema se expanda a todas as outras lojas, e até a equipamentos onde isso seria extremamente útil, como máquinas de pagamentos de parques de estacionamento, máquinas de vending, etc.

10 comentários:

  1. Perigosíssimo! Quero ver quando os hackers tiverem uma máquina portátil e passem por pessoas que tenham cartões desses (já muitos têm sem saber) e saquem dinheiro dessa forma...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. António, verificas o teu extrato. Se não fizeste transacção, o comerciante tem que provar que a fizeste. Tu, como cliente e dono do cartão, nunca ficas a arder. Ainda por cima tens até 60 dias para reclamar do montante no recibo.

      Relaxa :)

      Eliminar
    2. Estou a falar em estares muito bem num lugar qq e porque os cartões já têm a tecnologia, o dinheiro sair automaticamente sem dares por isso.

      Eliminar
    3. E pode não ser de um comerciante...

      Eliminar
  2. Ainda ontem, no Pingo Doce cá do burgo, verifiquei que têm exactamente esses terminais que são apresentados na imagem e, também com o branding do Pingo Doce no seu display.
    Aquando do pagamento dei uma "vista-de-olhos" no terminal para ver se tinha uma referência, logo, icone, etc ao método "contactless" mas não, naão encontrei nada e fiz o pagamento de forma habitual. Talvez na próxima vez o faça.

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que o facto de não haver contactos nem leituras magnéticas torna o sistema muito mais fiável (tanto o cartão como o leitor).
    Agora para realmente ser um sistema muito cómodo falta o passo seguinte que é usar o telemóvel com NFC em vez do cartão pois não faz sentido uma carteira ter 10 cartões que nos identificam em instituições diferentes (pois somos sempre a mesma pessoa) e mais uns quantos bocados de metal (moedas) para facilitar os trocos, mais uns papeis pintalgados (notas) para representar dinheiro...

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente nos transportes públicos de Londres milhares de utilizadores sao roubados todos os dias com um simples passar de uma maquina que desconta assim que estiver perto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É preciso ter em conta que para isso acontecer é necessário haver um "receptor identificado" do dinheiro; e que os bancos podem facilmente cancelar essas operações fraudulentas.

      Eliminar
  5. Já faz pelo menos 6 meses que alguma lojas têm!

    ResponderEliminar