2015/02/19

Microsoft vai matar os "Rooms" do Windows Phone


Se eram fãs dos Rooms nos vossos Windows Phone 8, preparem-se para lhes dizer adeus, pois o serviço irá ser descontinuado em Março (e já nem aparece na versões de testes do Windows 10 para smartphones).

Um dos factores de diferenciação da plataforma Windows Phone é a agregação de múltiplos serviços num só local; e este Rooms - estreado com o Windows Phone 8 - foi uma evolução disso mesmo, permitindo criar grupos com os quais se podiam partilhar mensagens, fotos, eventos, etc. Mas afinal, parece que a MS tem outra visão para o futuro, e optou por descontinuar o Rooms que deixará de funcionar já no próximo mês de Março.

É uma opção estranha tendo em conta que por agora nenhum serviço alternativo foi anunciado, sendo dito apenas que esta medida surge como forma de "abrir caminho para novas funcionalidades que surgirão no Windows 10". Mas mesmo assim, porque motivo não deixar o serviço a funcionar como estava, até à chegada do Windows 10 e dessas "novas funcionalidades"?

Talvez o problema tenha mesmo a ver com o facto do Rooms ser um serviço que estava dependente de que todos os membros do grupo tivessem um Windows Phone, o que deixava de fora todo o vasto universo de utilizadores de Android e iOS que existem. E como bem sabemos, os utilizadores optam por usar os serviços que lhes permitam falar com os amigos (basta olhar para o sucesso de apps como o WhatsApp, que tornam irrelevante que se tenha um smartphone deste ou daquele tipo). E provavelmente será essa a direcção seguida com o que vier a surgir para o Windows 10.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)