2015/02/27

Novo VLC chega hoje a todas as plataformas


Ainda não é a aguardada versão 3.0.0 com suporte para Chromecast, mas os utilizadores do VLC irão poder já hoje tirar partido das mais recentes versões que estão neste momento a caminho de todas as plataformas suportadas.


O VLC é um dos mais populares mediaplayers "prontos a usar", mas que invariavelmente sofre continuamente de problemas com bugs que por vezes persistem por meses (ou anos). Espera-se que com estas actualizações muitos desses bugs tenham finalmente desaparecido - estão referidos mais de 1000 bugs corrigidos - e podemos também contar com novidades que facilitarão a vida aos seus utilizadores.

Por exemplo, o VLC passa a detectar vídeos rodados e pode endireitá-los usando aceleração por hardware; tem suporte alargado para mais formatos de áudio e vídeo (incluindo formatos cinematográficos "Digital Cinema Package" e codecs mais recentes concebidos para formatos Ultra HD como VP9 e H265) ; e downloader integrado para facilitar a instalação de extensões, na versão desktop.

Deverá ser suficiente para manter os utilizadores entretidos, até que chegue a versão 3.0.0 lá mais para o final do ano, com suporte para Chromecast e suporte melhorado para streams adaptativos, e aceleração por hardware em mais plataformas. Quanto a mim, vou ver se esta versão acabada de sair já resolve o bug que impedia a saída de áudio pela saída digital quando se vêem filmes ligeiramente acelerados (coisa que nas versões antigas fazia sem problemas.)

1 comentário:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar