2015/02/26

Quando são os artistas a "roubar" artistas


As entidades de defesa dos direitos de autor muito se indignam pelo facto de um utilizador fazer uma cópia de uma música que comprou (ao ponto de quererem taxar todo e cada gigabyte, pela eventualidade disso poder vir a ser feito); no entanto, quando se trata de usar trabalhos de outros artistas sem que estes vejam um cêntimo... isso parece já não ser da sua preocupação.

Em causa está um break de bateria conhecido por Amen Break, originalmente gravado pelos The Winstons em 1969, e que nas décadas mais recentes se tornou num dos samples incontornáveis usados em todo o tipo de músicas Hip Hop, Techno, Drum'n'Bass, e outras - tendo sido também modificado e transformado de incontáveis formas.

O mais caricato é que músico da banda que agora é o único detentor dos direitos de autor nunca viu um cêntimo chegar-lhe pela utilização desse sample nas milhares de músicas que foram feitas e vendidas (o baterista, esse já morreu em 2006, e vivia sem casa e sem dinheiro).

Os direitos de autor sobre esta música já expiraram, e legalmente não é possível fazer nada - nem tão pouco o músico tem capacidade financeira para tentar processar os artistas e editoras que usaram indevidamente este sample quando ainda estava protegido pelos direitos de autor; mas em jeito de compensação está a ser feita uma campanha de crowdfunding, onde é pedido aos músicos que utilizaram esta sample nas suas músicas (e também aos ouvintes), que façam uma qualquer contribuição que ajude a compensar esta injustiça.

... Interrogo-me qual a percentagem que irá receber da SPA à custa da taxa dos gigabytes... :P

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)