2015/02/10

Robot Big Dog ganha versão mais compacta "Spot"


Lembram-se do impressionante robot de carga Big Doc da Boston Dynamics (agora pertencente ao Google) com comportamento inspirado no reino animal? Pois agora temos uma versão mais compacta, o Spot, mas que mantém a sua capacidade de resistir a todo o tipo de abusos.

O Big Dog tornou-se num fenómeno na Internet ao revelar as suas capacidades de caminhar sobre todo o tipo de terrenos irregulares, e de ser capaz de reagir e reequilibrar-se mesmo quando alguém lhe dava pontapés. O pequeno Spot mantém essas mesmas capacidades, mas tem um tamanho mais compacto, que lhe permite caminhar por locais onde o seu congénere de maiores dimensões não caberia.

Para além disso, o barulhento motor foi trocado por um motor eléctrico, que permitirá considerar todo um novo horizonte de cenários em que poderá ser utilizado: missões de reconhecimento, procura e salvamento, entrega de produtos urgentes por terreno acidentado, etc.

Quanto a mim, fico à espera de uma verão em escala "micro" destes robots, que possamos ter em casa como brinquedos - em jeito de Aibo do século XXI! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)