2015/02/11

Voltera cria protótipos de placas de circuito impresso


Há um novo projecto que está a fazer sucesso no Kickstarter e que vem concretizar tudo aquilo que os fãs da electrónica há muito desejavam: uma máquina com a qual podem criar as suas próprias placas de circuito impresso.


O mundo da electrónica pode parecer simples, mas na verdade obriga a bastante trabalho e muita dose de paciência. Depois de se desenhar um circuito é necessário passá-lo para uma placa de circuito impresso, e isso é algo que pode demorar dias ou semanas até que seja feito. Para além disso, é normal que as versões iniciais tenham erros que necessitem ser corrigidos, obrigando a repetir o ciclo e tornando a experiência ainda mais demorada (e dispendiosa).

Com esta Voltera, qualquer pessoa poderá fazer as suas próprias placas de circuito impresso (PCB)... e de forma simplificada.


Há muito que se tem tentado criar uma máquina de prototipagem de PCBs recorrendo a diferentes técnicas. No caso da Voltera a opção recai sobre a impressão dos circuitos usando tinta condutora. E para simplificar o processo de produção de uma placa de duas faces, recorre a um engenhoso sistema que aplica uma camada isolante sobre as pistas (onde for necessário), de modo a que as pistas da segunda camada possam passar sobre elas.

Mas ainda há mais... quando a placa estiver completamente impressa, é possível trocar-se novamente a cabeça de impressão (que tem encaixe magnético) e aplicar pasta de solda nos pontos correctos; e depois de colocados os componentes, a própria impressora pode aquecer a sua base e fazer a soldadura automaticamente.

Um sistema bastante engenhoso e que permitirá criar protótipos em tempo recorde sem ter que sair de casa. Mas para isso terão que estar dispostos a pagar 1500 dólares e esperar ate Janeiro de 2016, pois tudo o resto já ficou esgotado.

5 comentários:

  1. Eu gostava de ver este tipo de aparelhos integrado como um serviço numa loja de electrónica no futuro. E também espero que este aparelho tenha impacto positivo nos projectos de hardware independente e aberto.

    ResponderEliminar
  2. Parece-me que por cá já temos algo mais interessante:
    http://p3.publico.pt/vicios/hightech/15279/hugo-criou-uma-tinta-de-baixo-custo-que-imprime-circuitos-electronicos-em-pape

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Por acaso estou a fazer um projecto deste tipo para uso pessoal. Este tipo de impressoras já são necessárias á mto!! O sistema tradicional de fazer placas já é demasiado arcaico para os nossos tempos.

    A minha será deste genero: https://www.youtube.com/watch?v=NAy8gwO1BXc

    ResponderEliminar
  5. so falta por os leds e afim, esse é o futuro.

    ResponderEliminar