2015/02/09
Windows 10 para Lumias com 512MB de RAM irá ser mais limitado
Esperava-se que a MS já tivesse aprendido com os erros cometidos com os Windows Phone 7 (que ficaram "abandonados" e sem actualização para o Windows Phone 8); mas agora descobre-se que a promessa de que o Windows 10 chegaria a todos os Lumia com Windows Phone 8.1 poderá não ser exactamente aquilo que se esperava.
A aposta da MS nos smartphones mais económicos tem sido bem sucedida (os Lumia de gama média/baixa são os que mais têm vendido) mas parece que agora essa aposta irá revelar o outro lado da questão: a MS diz que está a trabalhar para levar o Windows 10 aos smartphones que têm apenas 512MB de RAM, mas que as suas funcionalidades poderão ser mais reduzidas.
Esta é uma questão importante pois afecta modelos como os Lumia 520, 530, 625 e 630 - sendo que o Lumia 520 é "somente" o Windows Phone mais popular de todos.
É certo que a Microsoft não pode fazer milagres, e na verdade há muito que se assiste a tácticas idênticas noutros fabricantes. No caso da Apple, por exemplo, temos um iOS que é sempre anunciado como tendo suporte para iPhones com 2 e 3 anos... mas onde igualmente ficam a faltar muitas das funcionalidades que estão disponíveis nos modelos mais recentes. E quanto ao Android... a grande maioria dos equipamentos infelizmente passará toda a sua vida sem receber uma actualização oficial (mesmo se o Google vá procurando amenizar isso de formas alternativas.)
Ainda assim, parece-me que a nível de percepção do público, será melhor a MS apostar num Windows 10 para o máximo de equipamentos possíveis, mesmo se nalguns deles tiver que ser mais limitado, do que deixá-los ficar num eventual "Windows 8.2" que acabasse por ser idêntico. Depois de já ter frustrado muitos clientes que apostaram nos Windows Phone 7 e juraram para "nunca mais", a MS não se pode arriscar a afugentar todos os clientes que investiram em Lumias 520 e equivalentes, com esta transição para o Windows 10.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Não me parece que quem compre um telefone por 100€ se possa armar muito em esquisito.
ResponderEliminarÉ aborrecido? É! Mas os Windows Phone de entrada de gama são extremamente funcionais e rápidos. Acredito que a nível de animações e opções de personalização sejam mais limitados, mas de resto, acredito que seja um pouco mais que uma versão "8.2". Mesmo que seja, se continuar funcional, por mim é mais do que eu estaria à espera!