2015/03/13

9 diferenças e novidades do Android 5.1


Já tínhamos referido que o novo Android 5.1 vem com algumas afinações que aceleram o Nexus 6 mas, que mais alterações traz a mais recente versão do sistema do Google? Muitas; incluindo pequenos detalhes que irão facilitar a vida aos utilizadores e tornar o Android ainda mais agradável de usar.


1. "Adiar" Notificações

Se já fizeram desaparecer uma notificação que tinha chegado durante um jogo de forma quase instintiva, e depois ficavam curiosos sobre o que teria sido, agora isso deixa de ser problema. Assim que uma notificação aparece, podem simplesmente arrastá-la para cima de modo a que desapareça do ecrã mas continue a estar presente na área de notificações,


2. Já não há Memory leaks (ou assim se espera)

O Android Lollipop veio dar uma vida super-fluida a muitos dispositivos, mas infelizmente também veio acompanhado de um bug que ia gastando memória e fazendo com que fosse ficando cada vez mais lento ao longo do tempo no 5.0.1. Com o 5.1, o problema da memória fica finalmente resolvido, para que se possa voltar a ter um smartphone/tablet que pode permanecer meses sem necessidade de reboots.


3. Animações no Lock screen 

No Android 5.1 regressa a pequena animação quando se toca no lock screen sem o fazer deslizar, de modo a dar a indicação do gesto que deverá ser feito para aceder ao equipamento. Era algo que estava presente nas versões de teste do Android Lollipop, mas que depois desapareceu da versão de lançamento.


4. Animações na Google Play Store

Falando de detalhes simpáticos, também a nova Play Store está cheia de pequenas animações e transições ao mudar entre categorias e elementos, tornando a sua utilização mais agradável e intuitiva - mesmo que pareça que "não faz qualquer diferença".


5. Sub-menus no Quick Settings

Muitas pessoas nem se terão apercebido que a nova secção de quick-settings dava acesso a vários funcionalidades. Se clicassem no icon do WiFi podiam ligar/desligar o WiFi, mas se clicassem no nome da rede saltavam para a página dos settings do WiFi. Agora isso fica mais explícito, e as ligações disponíveis WiFi e Bluetooth podem ser acedidas imediatamente a partir dos quick settings.

Continuamos a ter quick settings que só surgem quando são usados pela primeira vez (como o modo hotspot) mas agora podemos também removê-los dos quick settings fazendo long press neles.

Todas estas opção ganham também novas e simpáticas animações que melhor dão uma ideia sobre o que se está a fazer.


6. LED trabalha mesmo no modo "silencioso"

O esperado "mute" não regressou no 5.1, mas agora temos direito a ver o LED de notificações mesmo quando se selecciona o modo None que tem efeito semelhante. (Continua a faltar é forma de poder configurar o tipo/cor das notificações LED....)


7. Icons nos modos sonoros


Os novos perfis sonoros poderão ter apanhado alguns utilizadores de surpresa, ao verem surgir uma estrela ou símbolo "proibido"na linha de estado. Agora fica mais claro a sua origem, com esses icons a serem apresentados na selecção do perfil sonoro desejado: None, Priority, ou All.

Temos também uma nova opção de silenciar o dispositivo apenas até ao próximo alarme definido.


8. Suporte Multi SIM

Finalmente o Android passa a suportar os dispositivos multi SIM nativamente, e é possível atribuir-se uma cor a cada um deles. Assim não há confusões na altura de fazer uma chamada.
(E na altura de fazer chamada, pergunta-vos qual querem usar... Embora imagine que isto rapidamente evolua de modo a permitir atribuir automaticamente alguns números ao cartão SIM correspondente-)


9. Screen pinning mais claro

A função de screen pinning deixa "bloquear" uma app de modo a que não se saia dela, mas agora torna-se mais simples de usar e perceber. A função passar a mostrar visualmente onde tempos que carregar para sair deste modo... e poderá fazer a diferença entre algo desconhecido, e algo a que passe a dar uso.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)