2015/03/22

Android passa a saber quando largas o smartphone


Não faltam opções de segurança para manter os smartphones Android em segurança. E agora o Google acrescenta ainda mais uma funcionalidade para todos os que não querem estar continuamente a introduzir um código de desbloqueio... até ao momento em que pousarem o seu smartphone.

A segurança nos dispositivos Android pode adoptar várias formas, não só com ecrãs de bloqueio que pedem um código PIN ou um gesto, mas também usando coisas como o reconhecimento facial, ter por perto dispositivos autenticados, ou até por localizações. E agora, se derem um salto à secção Smart Lock nas configurações, deverão ver que por lá aparece uma nova opção chamada "on-body detection".

Se activarem esta funcionalidade, o vosso smartphone permanecerá desbloqueado enquanto o tiverem convosco. Algo que é determinado através dos acelerómetros, e que simplificará a utilização sem introdução de um código até ao momento em que pousarem o smartphone. O Google não entra em grandes detalhes sobre como funciona esta detecção, mas faz questão de lembrar que se tiverem o smarpthone desbloqueado e o passarem a outra pessoa, ele continuará desbloqueado - o que significa que isso também se aplicará caso alguém vos roube o smartphone, pelo que deverá ser uma opção que deverá ser ponderada com algum cuidado.

Ainda assim, é isso mesmo: uma "opção" e não uma obrigação; e ninguém será obrigado a usar esta opção - mas que na verdade é algo que muitos utilizadores já fazem recorrendo a apps ou ferramentas como o Tasker. E continuam a ter sempre disponível a opção para que o smartphone fique bloqueado quando pressionam no botão de power (é também uma opção configurável), ou usando o icon de "lock" no ecrã inicial.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)