2015/03/30

Aprender a programar com o Crunchzilla


A programação é algo que muitos encaram como sendo "demasiado complicado" para sequer se aventurarem em tentar aprender; mas a verdade é que é algo que é bastante acessível para todos - e que, como se costuma dizer, pode ser apropriada para todas as idades, como demonstra este Crunchzilla.

O Crunchzilla é um site que se dedica a ensinar conceitos básicos de programação, com diferentes módulos adequado a diferentes idades e graus de dificuldade. Começamos com coisas tão simples como a aprendizagem do conceito de variáveis, e podemos ir a coisas tão complexas quanto a criação de jogos - e tudo de forma interactiva e onde cada pessoa é incentivada a experimentar e "mexer" nas coisas para perceber realmente como funcionam e qual o seu efeito.


Nas lições mais avançadas temos vários tutoriais que nos explicam o processo de criação de vários jogos - que podem ser modificados e testados sempre sem sair do browser, e com as alterações a reflectirem-se de imediato (não têm que se preocupar com coisas como editores de texto, compiladores, e afins. :)

Da próxima vez que um pequenito vos pedir o smartphone para jogar um jogo, que tal dizerem-lhe que ainda mais interessante seria aprenderem a criar os seus próprios jogos? E depois, de lição em lição... acabam por ficar uns mestres da programação.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)