2015/03/28

As fantásticas imagens espaciais da NASA... são "falsas"


Todos conhecemos e nos maravilhamos com as fantásticas imagens que a NASA nos mostra dos confins do Universo graças ao olhar atento do Hubble (e outros telescópios). O que poderão não saber é que, se tratam de imagens "falsas" que nunca poderiam ver com os vossos próprios olhos na realidade.

Não, não precisam entrar em teorias de conspiração de que estas imagens são inventadas. O que se passa é que se tratam de imagens cujas cores são manipuladas para nos dar uma melhor percepção do que se passa - e também para ficarem bonitas. O caso de imagens como a que temos em cima, a bem conhecida "Pillars of Creation", exemplifica bem o que se passa.


Esta imagem foi captada por um sensor monocromático a bordo do Hubble, e onde em vez de uma simples imagem "a preto e branco" se obtém várias imagens captadas com diferentes filtros colocados à sua frente que permitem detectar a presença de vários elementos. Temos assim uma imagem monocromática que nos mostra a presença de oxigénio, outra para hidrogénio, etc.

Essas múltiplas imagens são então atribuídas aos diferentes canais de cor (RGB), e depois retocadas, para produzir as imagens finais que tão bem conhecemos e apreciamos.

... Pode dizer-se que o "problema" não é da imagem... mas sim dos nossos olhos não terem capacidade de as captar em toda a sua dimensão. :)

5 comentários:

  1. Nos livros de astronomia que tenho por cá, mesmo naqueles que mais orientados para os mais novos, sempre vi na legendas "cor falsa".
    Acho que o problema de isto ser uma novidade para muita gente hoje em dia é o facto de os vários sites que mostram estas imagens (nomeadamente os de notícias) não se darem ao trabalho de legendarem as imagens com este tipo de informação.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. Eu particularmente nunca vi uma foto do espaço com características reais de uma foto por mais sofisticada que fosse a câmera. Todas as imagens que aprecio de supostas fotos do que existe fora da terra são feitas no photoshop. Só que nunca me liguei em documentar isso assim como nunca me liguei de que estando eu aqui na terra e se não subisse o suficiente jamais saberia se meu planeta é circular, quadrangular, uma bola um cone, sei lá. Até hoje acreditei que a terra fosse redonda não por convição mas porque me disseram que era. A NASA e as provas com os navegadores que também não provam que a terra é redonda por diversos fatores, ou seja é mais facil daqui da terra mesmo provar que a terra é plana do que provar que ela é circular em forma de esfera.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não faltam fotos "reais" tiradas por amadores, que penduram câmaras em balões e voam até aos limites da atmosfera... e que te deixam ver o nosso planeta bem esférico e com cores 100% reais (tanto quanto a câmara as consiga captar).

      Eliminar