2015/03/05

Chamada fraudulenta da Microsoft acaba em ameaça de morte


Já temos alertado para a crescente ameaça de chamadas telefónicas fraudulentas, em que indivíduos se fazem passar por elementos de suporte técnico de empresas como a Microsoft, e que dizem que o vosso computador está em risco e se oferecem para resolver o problema. Agora, parece que esses telefonemas estão a subir de tom e passam a incluir ameaças de morte.

Se alguém vos contactar com qualquer desculpa deste tipo (ou outra) de modo a tentar com que façam certas operações no vosso computador - ou lhe dêem acesso remoto - a recomendação é que desliguem imediatamente. Mas há quem opte por deixar a conversa seguir, como forma de diversão, para no final confrontar o operador com aquilo que está a tentar fazer. Foi precisamente num destes casos que a conversa mudou radicalmente de tom.

Um canadiano, Jakob Dulisse, decidiu dar um pouco "de conversa" a uma destas chamadas, mas assim que interpelou o operador e lhe perguntou porque motivo estava a querer enganar pessoas e roubar-lhes dados, o mesmo mudou completamente de atitude e começou com uma conversa bem mais sinistra. O operador admitiu estar na Índia, e que por lá se tinha o hábito de "cortar os estrangeiros aos bocadinhos e atirar os pedaços ao rio" (uma boa forma de promoção turística, portanto), para de seguida avançar com a ameaça de que sabia onde morava e iria passar essa informação ao seu "grupo", para que fossem a casa dele e o matassem.

Ameaças que poderiam tirar o sono a muita gente, mas que Jakob Dulisse considera não passarem de falsas ameaças feitas com o intuito de aterrorizar as vítimas de modo a que estas acedam a pagar a "taxa" do serviço prestado. Seja como for, fica a informação que, se não quiserem lidar com situações deste tipo, o melhor é terminarem a chamada mal se apercebam de que se trata de algo deste tipo.

2 comentários:

  1. Fácil de resolver:
    "I'm sorry, I use Linux". tuuut....tuuuutt.....tuuuutt...
    :) :) :)

    ResponderEliminar