2015/03/17

Chromecast já reconhece o telecomando do televisor


Quem usa um Chromecast já estará habituado a controlá-lo a partir do seu smartphone ou tablet, mas agora passa a ser também possível controlá-lo usando o controlo remoto do vosso televisor.

Esta capacidade chegou com uma das mais recentes actualizações para o Chromecast, e que lhe dá a capacidade de reconhecer o protocolo HDMI-CEC, que permite enviar os comandos através do HDMI (já é usado por muitos outros dispositivos, incluindo o XBMC a correr num Raspberry Pi.) Graças a este sistema, é possível que um comando enviado pelo controlo remoto para o televisor possa chegar a outros equipamentos que a ele estejam ligados via HDMI (entre outras coisas).

No entanto, não esperem milagres. Pelo menos por agora, este "controlo" limita-se apenas às duas funções mais básicas possíveis: o play e o pause - e claro, apenas funcionará nos televisores que suportem o CEC (o que não deverá ser difícil, a não ser que mantenham um televisor bastante antigo.)

Têm apenas que dar um salto às páginas de configuração do televisor para garantir que o CEC está activo, e tendo em conta que muitas marcas optam por lhe dar um nome "artístico", como Bravia Sync nas Sony, Anynet+ nas Samsung, SimpLink nas LG, etc. Todas elas se referem a este HDMI-CEC, e também não se esqueçam de o activar nos outros equipamentos (como por exemplo, numa PS4, que vem de origem com o CEC desactivado, em Settings > System > HDMI Device Link.)

2 comentários:

  1. Ai a treta do Anynet+ afinal é isso? Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É incrível como as técnicas de marketing tornam tudo menos transparente, não é....

      Eliminar