2015/03/22

Como tirar uma selfie numa queda com estilo

Hoje em dia não só temos acesso a câmaras digitais que nos permitem tirar milhares de fotos e ver os resultados instantaneamente (sem quaisquer preocupações com os custos em negativos e revelação), como temos também acesso a ferramentas que nos permitam criar imagens que seriam difíceis de captar na realidade. Imagens como esta foto de uma queda cheia de estilo, que parece ter sido apanhada no momento certo.

Embora nada vos impeça de se aventurarem numas dezenas de quedas até que o resultado seja precisamente o que querem, há formas mais simples e menos dolorosas de obterem este resultado, como nos explica Derek Johnston.




Ao estilo dos filmes de Hollywood onde não podemos acreditar naquilo que vemos, também aqui a imagem final é uma composição de elementos independente captados em fotos separadas. Começamos pelo "pano de fundo", depois a pessoa em queda (atirando-se para cima de umas almofadas), e também os restantes elementos que vão ser atirados pelo ar, como uma caneca a despejar-se (convenientemente captada na banheira), prato, e bolachas. Elementos esses que foram captados tendo em conta a iluminação da imagem de fundo, para que não se fique perante um dos erros mais básicos na manipulação de imagens: colocar elementos com iluminação "incompatível" numa mesma imagem.

Depois é simplesmente uma questão de recortar cada um dos elementos e colocá-los na imagem final - algo que também requer alguma mestria, embora o software actual também já ajude bastante neste tipo de coisa.

... Uma boa sugestão para passarem uma tarde de domingo bem passada, a criarem fotografias "originais" com família, amigos... ou mesmo a sós. :)

1 comentário:

  1. Ora, para fazer um truque de magia a gente tem que saber 'qual é o truque' e depois tem que ter a técnica necessária para o executar.
    Tá explicado na 'mensagem' qual é o truque, agora só falta a técnica da iluminação e photoshop para conseguir fazer fotos destas em condições ;)

    ResponderEliminar