2015/03/14
Consegues desenhar o logo da Apple de memória?
É curioso ser confrontado com testes que põe à prova a nossa capacidade de fazer coisas aparentemente tão simples que inicialmente até nos fazem rir de tão disparatadas que parecem. Todos conhecem a icónica maçã que serve de logotipo da Apple. Mas, conseguiriam desenhá-lo, agora mesmo, de memória?
Um estudo demonstrou que afinal não será assim tão simples, e que muitas pessoas não o conseguem fazer - num fenómeno que não se aplica apenas à Apple mas sim a muitos outros símbolos e objectos do dia a dia. A sobre-exposição a estes elementos faz com que se deixe de prestar atenção aos seus detalhes (mesmo no caso de imagens simples, como a da Apple)... e depois se tivermos que os recriar de memória... os resultados podem não ser tão fiáveis quanto se imaginaria.
E não se pensem que isto se limita apenas a "maçãs". Tentarem desenhar objectos como uma bicicleta, ou simples animais, poderá demonstrar que a nossa capacidade de transpor para o papel uma imagem que se pensava ter "clara" na nossa mente não é assim tão directa - e que nem sequer poderá ser desculpada pela "falta de jeito" para o desenho.
... Dito isto, sou o primeiro a confessar que depois de ter passado grande parte da minha infância a desenhar várias horas por dia (não havia internet na altura!) nestes últimos anos por vezes até estranho quando tenho que escrever ou rabiscar algumas coisa com uma caneta.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)