2015/03/04

Cyanogen muda de imagem e faz parceria com a Qualcomm


O CyanogenMod pode ter nascido como um Android "modificado", mas está a assumir-se como uma alternativa cada vez mais independente do Google. Agora despede-se da sua mascote Android e apresenta-nos uma nova imagem mais profissional, que também espelha as suas ambições, e uma parceria com a Qualcomm.

Depois de já ter conseguido algumas parcerias de relevo, com a OnePlus e a Micromax, o Cyanogen dá agora um passo que facilitará que muitas mais marcas passem a utilizá-lo. A parceria com a Qualcomm significa que os sistemas de desenvolvimento passarão a usar Cyanogen, o que também incentiva que os seus clientes o venham a usar.

Embora alguns fabricantes ainda façam a totalidade do desenvolvimento dentro de portas, há muitos que se limitam a pegar nos sistemas disponibilizados pelos fabricantes dos chips - como a Qualcomm - e fazem ligeiras alterações. É isto que permite que marcas mais pequenas possam lançar os seus smartphones e tablets, sem que necessitem de todos os recursos que  tradicionalmente seriam obrigados a ter. Agora, quando um desses clientes receber um sistema de desenvolvimento da série Snapdragon 200/400/600/etc. ele virá com Cyanogen... e será bem provável que o cliente o mantenha.

Uma opção que também poderá agradar aos que também não acham grande piada às exigências do Google para que o seu equipamento seja considerado "certificado". Veremos como é que isto irá fazer mexer o mercado (provavelmente só se fará notar para o final do ano, ou para 2016)... mas não deixaria de ser caricato que a terceira grande plataforma mobile a surgir, fosse este derivado do Android que agora se está a desprender dessa sua origem.

2 comentários:

  1. Não se sabe o futuro...mas talvez o caminho da Cyanogen seja o de ser um player de mercado na disputa pelo "pódio". Eu não duvido que a equipa tem potencial para lá chegar, afinal produzem um SO melhor que o próprio Android.

    Surgiram rumores de que a Microsoft estaria a aproximar-se da Cyanogen e logo aí se colocam várias hipóteses.

    E se a Microsoft compra a Cyanogen por forma a "retirar mercado ao Android"??... ou melhor, se a utiliza por forma a fazer desse sistema, adorado por muitos, uma ponte de transição?.

    Possibilidades não faltarão certamente...mas não creio que algum dia a Cyanogen se venda ou deixe absorver pela Google, pois o potencial é imenso...
    Quanto a ficarem só numa batalha a três também não me parece... :)

    ResponderEliminar
  2. Querem sair do cerco da google para formarem um novo ou deixarem uma outra companhia tomar conta. É isso basicamente

    ResponderEliminar