2015/03/28

Galaxy S6 vem de origem com 56 apps pré-instaladas


Nos novos Galaxy S6 a Samsung fez um esforço por reduzir o impacto do TouchWiz no Android Lollipop, mas quem comprar um destes smartphones irá ser confrontado com uma quantidade apreciável de "tralhas" pré-instaladas: 56 no total.

Em primeiro lugar, importa relembrar que este número não é tão chocante quanto poderá parecer à primeira vista. Há que ter em conta que modelos como o Galaxy Note 4 já traziam 50 apps pré-instaladas na altura do seu lançamento; e algumas delas são exclusivas de determinadas operadoras, pelo que o número variará de país para país, e de operador para operador. Mas garantidas estão todas as apps que o Google "obriga", assim como todas as que a Samsung inclui - mesmo que estejam a duplicar funcionalidades existentes - assim como apps extra como o OneDrive da Microsoft, ou os populares Whatsapp e Instagram. Ainda assim, é um número apreciável face às cerca de 30 apps que se tem num Android "base".

No entanto este número acabar por não ser tão problemático quanto se possa pensar, pois mesmo sendo mais de meia centenas de apps, o espaço que ocupam é bastante reduzido (cerca de 100MB) especialmente face aos "gigabytes" ocupados pelo TouchWiz. Algo que ajuda a minimizar a outra coisa negativa: o facto de não se poderem realmente remover estas apps pré-instaladas do smartphone. Os utilizadores podem desactivá-las e escondê-las da vista, mas na verdade elas continuarão lá disponíveis.

Não deixará de ser algo que muitos utilizadores gostariam que tivesse sido tratado de forma diferente... mas também não vamos esquecer que todos os utilizadores de iOS são obrigados a conviver com uma dúzia de apps da Apple - e que nem sequer podem ser "desactivadas" (tendo que ser atiradas para uma qualquer pasta que se tenta ignorar e esquecer, e que recentemente passou a contar também com a nova app para o Apple Watch, mesmo que o utilizador nunca venha a ter um.)

Enfim... opções que parecem ir tornando o acto de ligar um smartphone pela primeira vez mais aproximado com o panorama que temos nos portáteis, e onde habitualmente não faltam serviços a "incentivar-nos" a abrir a carteira para prolongar o seu funcionamento para além do período de teste que foi oferecido.

2 comentários:

  1. 50-56...seja o que for é uma barbaridade. O meu Note 4 vinha com o 4.4.4 e recebi há um par de dias o 5.0.1, que consome mais 950 MB!!! (ou seja, o valor do 4.4.4 + 950 MB!).

    O 5.0.1 é super fluído, mas as coisas que incluem, sem possibilidade de desinstalar (ainda que possam ser desinstaladas) säo absurdas. Eu desligadas tenho mais de 20 Apps...

    O pior é mesmo o milagre da multiplicacäo: por cada App Google, inclui a Samsung quase uma homóloga dela. No meu caso (Note 4) desliguei quase tudo de ambas, ficando apenas as Apps de Produtividade/Impressäo (muito boas). Seja como for säo sempre 2000-2500MB perdidos (Apps na ROM + Apps instaladas para uso) sem necessidade.

    ResponderEliminar
  2. Supostamente é possível desinstalar as apps da Microsoft. Ou pelo menos tinha lido isso algures.

    ResponderEliminar