2015/03/06

Google deixa usar smartphones como controladores de jogos para Android TV


O conceito de usar um ecrã como controlador secundário é algo que tem sido explorado por praticamente todos os fabricantes de consolas, e agora é algo que também o Google faz, permitindo usar smartphones como controladores de jogos na Android TV.

Da nossa bem conhecida Wii U ao Smarglass da Xbox e aos jogos da PS3/4 que usam a PS Vita como controlador, o mundo dos "ecrãs secundários" é algo que pode já ter perdido muito do mediatismo inicial mas continua a poder ser extremamente interessante. Agora é a vez do Google explorar essas possibilidades graças à API Nearby Connections (dos Play Services).

Com este sistema, uma app pode usar dispositivos secundários, permitindo que - por exemplo - um jogo apresente interfaces de controlo interactivos em múltiplos smartphones (um para cada jogador, ou até múltiplos para um único jogador se imaginarmos alguém que tenha um smartphone e tablet).

Sabendo-se que até na Wii U o ecrã touchscreen do seu controlador tem sido muitas vezes subaproveitado, faltará saber se com esta nova API do Google nos Android, se poderá reacender o interesse neste tipo de coisa.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)