2015/03/13

Google disponibiliza app universal para Androids para ajudar developers


A maioria dos utilizadores apenas se preocupa em "utilizar" apps - e criticar tudo o que não estiver ao seu gosto. Poucos se dão ao trabalho de compreender a vida dos programadores que as criam, e que agora podem contar com uma ajuda do Google para criarem apps para os seus variados Android.

A vida de um programador não é simples, e muitos têm que lidar com uma situação que infelizmente é frequente: assim que acabam de criar uma app para smartphone, descobrem que seria simpático também a disponibilizarem para um tablet, ou para um smartwatch, ou até para correr num automóvel.

É precisamente isso que o Google quer evitar, disponibilizando uma app de referência - neste caso uma app para reprodução de música - mas cujo real interesse não está naquilo que faz, mas sim como o faz. É que esta app usa o mesmo código de base para funcionar num smartphone Android, ou tablet, ou automóvel com Android Auto, ou smartwatch com Android Wear. Algo que evita a proliferação de projectos paralelos e onde as alterações num têm depois que ser replicadas manualmente nos outros, aumentando exponencialmente a probabilidade de erros e falhas que se multiplicam pelas diversas plataformas.

A Microsoft muito tem promovido as suas apps universais, que também têm como objectivo fazer com que uma única app funcione em toda a gama de dispositivos Windows existentes. É bom ver que o Google não está distraído e também relembra que isso pode ser feito no seu Android, desde que os developers sigam as boas práticas que agora estão à distância de um salto ao GitHub.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)