2015/03/03

Google recua na imposição de encriptação total no Lollipop


Depois de tanto ter promovido a encriptação total dos dispositivos no Android Lollipop como forma de aumentar a segurança, o Google parece agora reconhecer todas as críticas que foram feitas, e deixa cair essa exigência... por agora.

A chegada do Android 5.0 Lollipop foi acompanhada pela imposição do Google em usar a encriptação total dos dados nos equipamentos. Uma opção que anteriormente era opcional, mas que no caso dos novos Nexus 6 e Nexus 9, vinha activada de origem e sem forma de ser desactivada.

À partida ninguém teria nada contra a maior segurança dos seus dados... até se começar a ver o que isso implicava. O Google preocupou-se em activar a encriptação dos dados, mas parece não se ter preocupado em usar a aceleração por hardware, o que resultou numa redução drástica do desempenho.

Num Nexus 6, temos velocidades de leitura sequencial que se podem ficar pelos 25MB/s, e que seriam de 131MB/s se não se usasse encriptação - um caso completamente absurdo, e que fica atrás até do que se obtém no Nexus 5 com Lollipop.


Agora, parece que o Google recuou nesta imposição da encriptação total no Android Lollipop, e está a permitir que os parceiros decidam se a devem activar (ou não) nos seus equipamentos, para evitar situações idênticas.

... Esperemos que isto signifique que numa próxima actualização esta opção também seja dada aos actuais donos de Nexus 6 e Nexus 9, pois não se consegue compreender como é que o Google forçou a utilização do modo de encriptação total quando isso tem este nível impacto no desempenho.

1 comentário:

  1. Podera ser essa a razão de o Nexus 7 arrastar -se tanto com o Android 5?

    ResponderEliminar