2015/03/17

Netflix produziu o House of Cards em resolução 6K


Depois de se ter estrado na resolução Ultra HD 4K com a segunda season da série House of Cards, o Netflix mostra que está empenhado em se preparar para o futuro, com a terceira season a ter sido produzida em resolução 6K.

Enquanto a maioria dos compradores de ecrãs Ultra HD 4K vai desesperando por arranjar conteúdos que lhes permitam tirar partido de toda essa resolução - o Netflix vai-se precavendo para o futuro, mesmo se isso implica desde já um investimento adicional.

Para a terceira season de House of Cards o Netflix recorreu às mais recentes câmaras Red com resolução 6K; mas não se limitou a isso. É muito frequente os filmes e séries fazerem as gravações em resoluções elevadas, mas depois reduzirem a resolução na pós-produção para reduzirem os custos na aplicação dos efeitos. Por exemplo, um filme pode ser gravado em 4K; mas depois ter os efeitos feitos apenas em 2K. Mas o Netflix fez questão de tratar tudo à resolução máxima, uma opção que também se faz sentir a nível do espaço ocupado...

Um episódio de uma hora em resolução Ultra HD 4K ocupa cerca de 2.5TB de espaço. Mas no caso destes "masters" originais em resolução 6K, cada hora passa a ocupar cerca de 5.5TB! (O que também acaba por ser uma boa solução para evitar a pirataria... a não ser que os piratas queiram subsidiar a SPA à custa da taxa sobre tantos terabytes...)

Não me parece que tão cedo tenhamos oportunidade de ver estes conteúdos em 6K (embora já comecem a surgir no mercado monitores 5K), mas quando isso vier a acontecer, o Netflix ficará muito bem posicionado para começar a tirar partido de todos esses pixeis desde logo, com um catálogo que se irá expandir ao longo dos próximos anos. E por uma vez que seja, desta vez poderemos mesmo ver uma série "antiga" com todo o detalhe que realmente tinha de origem - em vez daqueles filmes "HD" que inicialmente nos tentavam vender, e que não passavam de DVDs reprocessados.

4 comentários:

  1. E aqui em Portugal continua-se (ainda) a emitir conteúdos atuais em 4:3 e resoluções de medo :P

    ResponderEliminar
  2. É muito importante ser referido o PL118, mas não é preciso falar dele todos os dias ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não? Acha mesmo?
      Pois eu acho precisamente o contrário!
      Todos os dias se deveria martelar sobre isso em todos os cantos (app's) da net e falar sobre quem lucra, verdadeiramente, com a 118.

      Eliminar
    2. Mas é claro que devemos falar da PL118 todos os dias... a toda a hora e em todo o lado...
      Ou vamos comer e calar?!? o seu comentário é o mesmo que dizer "Paga e não bufes.." o que dá a entender que parece que ganha algo com isso...
      Temos de reclamar sempre desta proposta de lei estupida e desajustada!!

      Eliminar