2015/03/09

O que já se sabe sobre o Apple Watch?


Logo ao final da tarde iremos ter um evento da Apple onde se espera ficar a conhecer mais detalhes sobre o Apple Watch (nomeadamente os seus preços), mas há muitas coisas que têm vindo a público e que nos dão uma ideia do que mais poderemos esperar.

Autonomia

Depois dos rumores que indicavam que a autonomia se poderia ficar por umas reduzidas 2.5h, as últimas indicações são de que o Apple Watch se aguentará cerca de 5h em utilização intensiva, o que se traduzirá num dia de utilização normal (não esperem é que se aguente por 2 ou 3 dias, como os que se podem obter com um LG G Watch R - ou os 7 dias de um Pebble).

O Apple Watch entrará em modo de "poupança" especial quando a bateria descer de um determinado nível; reduzindo as comunicações, velocidade de funcionamento, e brilho do ecrã; e usa vários truques adicionais para poupar energia - por exemplo, se não tiverem o smartwatch no pulso nem sequer verão notificações (que foram concebidas para serem tratadas no momento, e não para se "acumularem" como num smartphone). Se tiverem o iPhone com o ecrã ligado, também não serão enviadas para o relógio.

Este modo "power reserve" poderá também ser activado manualmente a qualquer momento, mesmo quando estão com a bateria a 100%.


Sensor de frequência cardíaca


Os sensores de frequência cardíaca têm surgido nos equipamentos mais recentes, mas ainda deixam bastante a desejar. Supostamente, o do Apple Watch apresenta medições fiáveis de forma quase instantânea (faltará ver que tal se comportará no mundo real, em que as pessoas poderão ter a o relógio demasiado apertado ou demasiado solto). Estas medições podem ser iniciadas manualmente a qualquer momento, mas também poderão ser feitas de forma automática quando é detectada "actividade".


Faces de relógio

Uma coisa que não ficará esquecida logo de origem é a possibilidade de escolher entre uma grande variedade de tipos de relógio, e onde cada um deles permitirá uma grande dose de personalização por qualquer utilizador. Segundo consta, cada "relógio" acaba por ser quase uma app independente com inúmeras possibilidades de configuração de múltiplos detalhes e elementos que são apresentados.


O Hardware

A Apple fez questão de referir que o Apple Watch iria usar um novo chip S1, que disse ter potência equivalente à de um A5 (usando no iPod Touch). Considerando a resolução inferior do Apple Watch, é tudo o que basta para que tudo se processe sem atrasos ou hesitações, como já seria esperado de um equipamento da Apple. Ainda assim, há quem refira que instalar-se várias centenas de apps no relógio começa a causar abrandamentos...

A nível de capacidade de armazenamento, espera-se que o Apple Watch venha com 8GB, sendo possível que nos modelos mais caros se possa ter maior capacidade. Este espaço será usado não só pelas apps, como também música que poderão ouvir sem ficarem dependentes de ter um iPhone por perto - e até mesmo fazer streaming directo do relógio para headphones ou colunas bluetooth.

O ecrã é referido como sendo dos melhores existentes no momento, e o outro elemento diferenciador é o "botão rotativo" que também o distingue dos demais equipamentos da concorrência. Depois de tantos anos a apostar no touch e a fugir dos elementos "físicos" a Apple inverte a tendência e aposta neste controlador físico (e também na voz) como forma de interagir com o Apple Watch. (Com sorte, uma das próximas actualização do iOS terá a Siri em Português.)


Os preços

Os preços são a grande incógnita e certamente a coisa que mais se deseja ficar a conhecer. Para além da informação de que os preços começam nos 350 dólares, nada se sabe quanto ao que poderão custar os Apple Watch em aço e em ouro, nem de qual será o diferencial de preço face aos dois tamanhos disponíveis, nem tão pouco das múltiplas braceletes à disposição - algumas das quais terão certamente preços bastante elevados. Com todas estas variáveis, o que é certo é que existirá uma enorme diversidade de preços para todos os gostos... sempre para cima dos 350 dólares referidos.



Já sabem, logo ao final da tarde poderão juntar-se a nós na nossa chatroom, para acompanharem em directo este evento.

1 comentário:

  1. O que já se sabe sobre o Apple Watch?

    - Vai dar para ver as horas...

    ResponderEliminar