2015/03/29

Os acidentes causados pela distracção ao volante


Caros condutores adolescentes, não adiantará generalizar que todos são um perigo ao volante, mas as estatísticas demonstram que são efectivamente um grupo de risco. E o seguinte vídeo demonstra como bastam poucos segundos de distracção para que um dia normal se possa tornar num autêntico pesadelo.

Uma agência de prevenção norte-americana analisou milhares de vídeos obtidos por câmaras instaladas nos automóveis com condutores adolescentes, centrando as suas atenções nos 6 segundos que precediam os acidentes. Os resultados foram surpreendentes: em quase 60% dos casos o acidente terá sido devido à distracção do condutor; subindo para 76% no caso de choques na traseira de outros veículos; e para 89% no caso das saídas da faixa de rodagem.

É pena a qualidade dos vídeos não ser melhor... mas já é suficientemente assustador ver a rapidez com que as coisas ficam fora de controlo quando se desvia a atenção para outras tarefas.

... Será preciso mais algum motivo para justificar a necessidade de resolver este problema... removendo os condutores humanos dos automóveis? Venham de lá os carros sem condutor. :)

2 comentários:

  1. Ok, esta gente näo funciona bem... Gelo, Chuva, de noite... e a brincarem com o telemóvel???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é só "essa gente" Neves. Aqui na zona são as "senhoras doutoras" que estão no top de conduzir com o telm na mão, seja rotunda ou no meio de manobras. Enfim.

      Eliminar