2015/03/22

Serra circular da Bosch não corta dedos e não estraga a lâmina


Não é a primeira vez que vemos novidade no campo das serras eléctricas que prometem poupar os dedos dos operadores. Mas desta vez a Bosch apresenta-nos um sistema que para além de poupar os dedos, também poupa a lâmina.

Em 2012 vimos a demonstração de uma serra circular que detectava o mínimo toque com a pele, e imediatamente despoletava um travão que bloqueava a lâmina. O "problema" é que a lâmina era destruída no processo - um pequeno preço a pagar face à possibilidade de ver um dedo ou mão voar pelo ar.

Mas agora a Bosch apresenta-nos um novo sistema na sua serra circular REAXX, que adopta um método diferente, que evita estragar a lâmina. Assim que o sistema detecta o contacto com um dedo, uma carga pirotécnica faz recolher a lâmina para o interior da máquina, protegendo o operador, e sem qualquer dano. Isto permite que a serra volte a entrar em funcionamento em menos de um minuto, sendo apenas necessário "recarregar" a carga de disparo (que é dupla, depois disso, terão que comprar outra recarga.)


4 comentários:

  1. Como "raio" é que isso funciona?...

    Sensacional... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Basicamente, reconhece material "condutor" (ao mesmo estilo que um touchscreen capacitivo) assim que se toca na lâmina e faz disparar a retracção de emergência. :)

      Eliminar
  2. E quem usa luvas? Não deve funcionar... a não ser que se usem luvas "condutoras".

    ResponderEliminar
  3. Se usar luvas o processo é o mesmo... começa a cortar a luva, e quando chegar ao dedo no interior... pára. (ou assim se espera :)

    ResponderEliminar