2015/03/07

Spark Electron é um "Arduino" com 2G/3G por $39

Têm uma ideia para um projecto mas queriam que o mesmo pudesse manter-se contactável em praticamente qualquer parte do mundo? Uma opção seria começar a procurar módulos de comunicação celular para adicionarem a um Arduino ou Raspberry Pi; outra... apostar neste Spark Electron que não para de conquistar interessados no Kickstarter.

De modo resumido, este Spark Electron é um micro Arduino, mas que vem com comunicação celular integrada (com um cartão nano SIM), e um sistema de desenvolvimento onde não falta uma plataforma na cloud para acelerar e facilitar a transformação das vossas ideias em realidade - já conhecida de quem usar os produtos da Spark.

O sistema já vem com um SIM instalado, e que permite usar dados na Europa e América do Norte, e onde dependendo do valor angariado pelo projecto, já incluirá alguns meses de serviço gratuito. Depois, o serviço tem um custo de $2.99/mês com 1MB de dados (ter em conta que a ideia é usá-lo para funções onde a quantidade de dados seja reduzida, como o envio de localização, ou de informações de um sensor, etc.)

Em que consiste este Electron?

  • STM32F205 ARM Cortex M3 microcontroller
  • 1MB Flash, 128K RAM
  • Cellular modem: U-Blox SARA U-series (3G) or G-series (2G)
  • 36 pins total: 28 GPIOs (D0-D13, A0-A13), plus TX/RX, 2 GNDs, VIN, VBAT, WKP, 3V3, RST 
  • Dimensões: 2.0" x 0.8" x 0.3" (0.5" com os headers)

O funcionamento é idêntico ao de um Arduino, executando um programa em Wiring, C/C++, ou até Assembly (ARM).

A versão 2G está disponível por $39, a versão 3G sobe para os $59, com a entrega a estar prometida para Outubro de 2015.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)