2015/03/01

Toyota avança com produção de automóveis com fuel cell

Parece não haver dúvida quanto ao futuro dos carros estar na electricidade. No entanto ainda está em aberto qual será a melhor forma para a armazenar/gerar: enquanto marcas como a Tesla apostam nas baterias, a Toyota parece estar confiante de que o melhor caminho serão os veículos a hidrogénio com fuel cells.

As fuel cells permitem gerar energia de forma limpa a partir de hidrogénio (ou outros "combustíveis") sem gerar emissões poluentes, e têm a vantagem de permitir reabastecimentos em tempo idêntico ao que se gastaria num automóvel convencional a gasolina - e também autonomias superiores às dos carros eléctricos com baterias (segundo nos diz a Toyota).

Embora o hidrogénio não esteja isento de problemas, a começar pela falta de uma rede de abastecimento, a Toyota está a avançar com uma linha de produção para o seu Mirai, que deverá chegar ao mercado ainda este ano. Embora seja um veículo que ainda será comercializado em séries muito limitadas (2000 unidades em 2016, 3000 em 2017) servirá para validar no terreno que esta tecnologia será (ou não) capaz de competir com a dos carros eléctricos a bateria.

... E ainda falta também resolver o problema de gerar hidrogénio de forma eficiente...



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)