2015/04/14

A desilusão dos iPhones e iPads "baratos" feitos no Brasil


Se cá por Portugal nos queixamos dos preços dos iPhones e iPads, há um país onde o motivo de queixa é muito maior: o Brasil. E infelizmente, parece que nem sequer ter uma Foxconn no território está a ajudar para que os preços desçam para níveis comparáveis aos do resto do mundo.


As pesadas taxas de importação que o Brasil aplica fazem com que todos os produtos importados fiquem absurdamente inflacionados, penalizando todos os que queiram fazer tais aquisições. Para quem quiser um iPhone ou iPad, isso representa pagar cerca do dobro do que o mesmo equipamento custa nos EUA. Mas esperava-se que tudo mudasse com a chegada da Foxconn ao Brasil, que é o único país do mundo onde são produzidos iPhones para além da China.

Infelizmente a Foxconn chegou... mas nada mais mudou. Os preços dos iPhones e iPads continuam a ser dos mais caros em todo o mundo; e isto sem considerar que os baixos ordenados do país tornem esses valores ainda mais inacessíveis. E a isto somam-se as polémicas sobre as condições de trabalho na Foxconn, as promessas não cumpridas da criação de "milhares" de postos de trabalho; e até as acusações das chefias do gigantes chinês de que os brasileiros "só querem é ver futebol e dançar" em vez de trabalhar.

Mas acima de tudo, quem continua sem perceber nada do que se passa são os brasileiros; que anteriormente tinham que pagar os preços exagerados por culpa das taxas de importação... mas que agora tendo iPhones "made in Brasil" continuam a ter que pagar os mesmos preços de antigamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)