2015/04/07

Actualização do Windows 7 e 8.1 inclui instalador escondido para o Windows 10


Quem tem activadas as actualizações automáticas sabe que por vezes pode estar sujeito à instalação de software que poderia achar sem interesse. No caso do Windows, a MS parece estar com vergonha de dizer aos clientes que já está a preparar as suas máquinas para descarregar o Windows 10 quando este ficar disponível.

A Microsoft disponibilizou uma actualização chamada simplesmente de "Update for Windows 7 for x64-based Systems -  KB3035583" (com as devidas alterações para as outras versões) cujos detalhes referem apenas que visa dar capacidades adicionais à capacidade de notificações do Windows Update. Mas um olhar mais atento revela que o seu propósito é um pouco mais directo do que esta descrição poderá fazer pensar: o de adicionar ao sistema um instalador do Windows 10.

Uma visita à pasta System32 do Windows revela uma nova pasta chamada GWX onde para além de uma pasta chamada Download encontramos um executável chamado GWXUXWorker.exe cuja descrição revela a sua verdadeira missão: "Get Windows 10". Um nome que ajuda a decifrar o GWX da pasta, de "Get Windows X" (em que X é o numeral romano para 10).

Mas os ficheiros de configuração presentes revelam também as intenções da Microsoft para este GWX, definindo várias fases à medida que nos formos aproximando da data de lançamento do Windows 10. Inicialmente, esta actualização estará completamente dormente; mas depois chegaremos à fase de "Antecipação", em que começará a ser apresentada publicidade de que o Windows 10 está para chegar; seguida da fase de "Reserva" com apresentação de páginas adicionais; e várias outras fases que acompanham não só o lançamento até à sua disponibilização ao público, como também o acompanhamento do processo de download e instalação do Windows 10 no sistema.

Já sabemos que muitos utilizadores irão optar por fazer esta actualização (gratuita) dos seus Windows 7/8 para o Windows 10; mas penso que tentar fazer passar despercebida uma ferramenta de instalação do Windows 10 como sendo uma "actualização de notificações para o Windows Update" não será a melhor forma de conquistar a confiança dos utilizadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)