2015/04/09

Apple lança iOS 8.3 com Siri em Português (do Brasil) e OS X 10.10.3


Chegou finalmente o dia pelo qual muitos esperavam: o dia em que a Siri passa finalmente a perceber e a falar em português - mesmo se por agora isso significa lidar com sotaque brasileiro. Uma actualização que também se tornava desejada para se poder tirar total partido do Apple Watch que está prestes a chegar.

Para nós, a principal novidade do iOS 8.3 é a finalmente termos a possibilidade de falar com a Siri em português "brasileiro"; mas para para além disso a Siri aprende também a falar Russo, Dinamarquês, Holandês, Tailandês, Sueco, e Turco. Temos também novidades a nível dos emoji, com uma mais vasta selecção de bonecos (agora incluindo a tão falada diversidade racial), e um teclado remodelado para os mesmos.

Entre outros melhoramentos diversos e correcções temos coisas como: melhoria do desempenho na abertura de apps e do seu funcionamento; melhorias na gestão do WiFi e suporte para teclados alternativos; opção para descarregar apps gratuitas sem necessitar de password; CarPlay wireless; filtragem de mensagens e opção para reportar uma iMessage como spam; podemos pedir à Siri para fazer uma chamada em modo alta-voz; correcções de bugs relacionados com a rotação do ecrã; instruções de voz melhoradas na navegação turn-by-turn; e o iCloud Photo Library deixa de estar em beta.


Esta última já era esperada, uma vez que este iOS 8.3 é acompanhado pelo lançamento do OS X 10.10.3. Muitos das novidades do iOS 8.3 encontram-se também replicadas no OS X, como melhorias no desempenho e estabilidade do Safari, redes WiFi, Bluetooth, suporte para autenticação 2-step do Google, e também o conjunto alargado de emoji. Mas neste caso, a alteração mais visível será certamente a chegada do Photos for OS X, que pretende substituir o iPhoto.



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)