2015/04/27

Como o Uber se adapta às diferentes realidades do mundo


O Uber é um serviço que tem originado uma autêntica revolução na área dos transportes, e que também já vai conquistando clientes cá em Portugal - mas é igualmente interessante ver como se sabe adaptar às diferentes realidades dos diferentes países, que faz com que tanto opere "tuk-tuks" na Índia... como Lamborghinis em Singapura.

Cá em Portugal, o Uber limita-se a actuar como um serviço de Táxis "normal" (mas com carros novos e condutores simpáticos), deixando de fora a modalidade mais polémica de permitir que qualquer pessoa pudesse usar o seu próprio carro como táxi. Mas noutros países, o Uber tem também sabido adaptar-se às necessidades e especificidades locais.

Na Índia, o Uber tem serviços UberAuto e UberGo, onde os clientes podem pagar usando dinheiro ou "créditos" (a taxa de utilização de cartões de crédito na Índia é bastante reduzida); enquanto que na Colombia, o serviço UberAngel permite que um condutor que tenha bebido uns copos a mais possa requisitar um condutor do Uber que o venha buscar e o conduza a casa no seu próprio automóvel (as multas são pesadas, e o elevado custo de ter carro faz com que sejam normalmente pessoas com rendimentos mais elevados).

Mas, nada baterá o UberSuperCar em Singapura - onde os clientes poderão requisitar um Lamborghini, Maserati e outras super-máquinas para chegarem ao destino com estilo... desde que estejam dispostas a pagar bem por isso (preço entre 125 e 150 euros para os primeiros 15 minutos). Uma modalidade promocional que no entanto deverá terminar já no próximo mês.

Bem... pode ser que um dia destes se lembrem de fazer o mesmo cá por Portugal... mas enquanto isso, vamos dando uso às viagens a preços mais convidativos - e esperar que o Uber vá aumentando a frota no nosso país (a maioria das "reclamações" que tenho ouvido é a de que por vezes é complicado arranjar carro nas horas mais movimentadas.)


Se ainda não experimentaram, façam-no... que a primeira viagem é por nossa conta. :)

3 comentários:

  1. A Uber cá em Portugal também é conhecida por não estar certificada, não passar fatura e ter uma sede fantasma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. .. o que é tudo treta propagada pelos "suspeitos do costume" (os que levam os turistas da portela para a expo via... sintra).
      a) não tem que estar certificada; quem tem são as empresas donas dos carros e esses, sim, são empresas certificadas
      b)passam factura
      c) a sede não é fantasma

      Eliminar
    2. http://observador.pt/especiais/uber-entrou-em-portugal-por-um-buraco-legal/

      Esta notícia do espresso diz que está ligado ao sistema e-fatura, mas na pratica não parece funcionar http://expresso.sapo.pt/uber-lanca-novos-servicos-no-porto-e-lisboa-camara-do-porto-reune-se-hoje-com-taxistas=f902707

      Onde é a sede da Uber em Portugal? Sabe?

      Eliminar