2015/04/06

Compras in-app com preços dinâmicos para cada utilizador


A economia de mercado faz com que os preços dos produtos sejam ditados pela lei da oferta e da procura, e em muitas áreas esse preço é revisto constantemente. Agora, há quem queira aplicar a mesma técnica às compras in-app como forma de maximizar as vendas.

Vivemos na época de ouro das apps freemium, apps que são disponibilizadas gratuitamente mas que tentam aliciar os jogadores a investir em coisas como novos conteúdos para jogos, créditos adicionais, novos níveis, funcionalidades acrescidas em apps, etc. E há quem também defenda que estas compras in-app beneficiarão de preços dinâmicos.

A ideia é que em vez de apresentar um preço fixo aos utilizadores, os preços poderão ter em conta o perfil de utilização da app, e assim ajustar os preços de forma a tornar mais apetecível a opção por determinadas compras. No caso de um jogo onde seja recomendável investir na compra de créditos para passar um nível particularmente difícil, onde o jogador já tenha perdido algumas horas, o preço poderá ser apresentado com um desconto que o torne mais apetecível - com a justificação de que será mais vantajoso fazer uma venda com desconto... do que nenhuma.

Quem defende a utilização deste sistema fala apenas no caso de oferecer preços com descontos, mas será lógico assumir que o processo poderá ser feito no sentido inverso, subindo os preços para utilizadores que sejam identificados como "estando dispostos a pagar". Seja como for, o melhor é começarem a ter atenção aos preços que vos são apresentados nas compras in-app... não vá já estarem a ser alvos deste sistema de preços dinâmicos (e caso estejam, confirmarem que a alteração dos preços está a ser feita "para baixo" e não "para cima".)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)