2015/04/17

Desligar chamadas com o botão de power no Android


Longe vão os tempos em que uma visita às definições de um smartphone nos apresentavam um dezenas de opções. Agora são tantas que se torna complicado conhecê-las todas, mesmo quando se trata de algo tão simples quanto poder desligar uma chamada carregando no botão de power.

A moda dos dispositivos touchscreen veio tornar obsoletos os telemóveis onde tudo era feito com o "click click" das teclas (que até nos permitiam usá-los só pelo tacto sem olhar para eles). Em muitas coisas os touchscreen oferecem vantagens incomparáveis... noutras, haverá quem continuará a preferir ter um botão físico e palpável para realizar certas acções. E se essa acção for desligar uma chamada, estão com sorte pois podem dizer ao vosso Android que é isso que querem fazer.

Normalmente, carregar no botão de power de um dispositivo Android durante uma chamada faz com que o ecrã se ligue ou desligue, sem afectar a chamada. Mas podem mudar esse comportamento. Uma visita à secção de acessibilidade nos Settings revelará a opção "Power button ends call" que fará precisamente isso.

Para muitos utilizadores (aqueles que ainda usam o seu smartphone para fazer chamadas) poderá ser uma forma mais prática de garantir que uma chamada é realmente terminada sem terem que olhar para o ecrã pressionar o botão de fim de chamada. Mas não se esqueçam que também poderá ter alguns inconvenientes... caso queiram apagar ou acender o ecrã com uma chamada a decorrer. (E temos também o pormenor adicional de causar maior desgaste no botão - o que não será recomendável em equipamentos que possam ter historial de botões de power com tendência para avariar.)

2 comentários: