2015/04/02

Google ARC corre apps Android no Chrome

A Microsoft muito tem promovido (e bem) a vantagem das apps universais, que permite que uma app feita para a plataforma Windows possa correr em toda a gama de dispositivos sem alterações; mas o Google não quer deixar de relembrar que também tem algo semelhante, com a possibilidade de correr apps Android no Chrome.

O Google já nos tinha mostrado o seu ARC em Setembro (App Runtime for Chrome), um sistema que permitia executar apps Android dentro do Chrome, mas na altura limitado a uma reduzida selecção de apps. Agora, o Google expande esse programa, deixando que qualquer developer facilmente transporte as suas apps Android para o Chrome usando o ARC. E para além disso, permite também que essas apps possam correr em qualquer plataforma onde o Chrome esteja disponível (Windows, Mac, Linux).

Com o ARC Welder, qualquer developer - ou utilizador - pode converter um APK de modo a que possa ser executado pelo Chrome, fazendo com que as apps Android também se tornem, para todos os efeitos, em apps universais.

Considerando que o Google parece estar com interesse redobrado em promover o seu Chrome OS, é fácil antever que o Google deseje depender cada vez menos das plataformas existentes, passando a usar o seu Chrome como plataforma unificadora (mesmo restando ainda a velha questão do Android vs Chrome OS - que com esta "universalidade" começará a ficar cada vez mais esbatida).

Uma coisa é certa... se têm apps Android que sentiam pena de não poder ter no ecrã do vosso computador, com o ARC Welder isso deverá ficar resolvido - desde que usem o Chrome, claro.

3 comentários:

  1. Instalei, tentei varias apps e dá sempre o mesmo erro: O WebGL não é suportado. :/

    ResponderEliminar
  2. Um bom primeiro passo mas ainda têm que melhorar muitas coisas.
    O Chrome OS tem que se tornar muito mais aberto, o ARC baseia-se em Dalvik e não no ART, as apps não conseguem correr a velocidade nativa.

    Têm que corrigir isso tudo e suportar melhor os Play Services.

    ResponderEliminar
  3. Se isto realmente funcionar, pode ser porreiro para debug de aplicações durante o seu desenvolvimento invés de emuladores. Resta saber qual o mais pesado para um pc. Alguém que já tenha testado sabe se isto consome muitos recursos e/ou qual é a sdk android máxima compatível?

    ResponderEliminar