2015/04/06

Google prepara-se para tornar obsoletas as taxas de roaming?


A entrada do Google no sector dos operadores de telecomunicações é uma jogada estratégica com o qual espera poder pressionar todos os outros operadores - e uma das áreas onde isso será feito será na abolição das taxas de roaming.

Há muito que deixou de fazer (tecnicamente) sentido cobrar os preços exorbitantes cobrados em roaming, no entanto é algo em que os operadores pouco têm feito ao longo dos anos - e onde até as tentativas de organizações como a Comissão Europeia vão tendo forte oposição e se vão arrastando ao longo de anos.

O Google está em conversações com diversos operadores, de forma a permitir que os seus clientes possam usar os seus smartphones no estrangeiro sem qualquer taxa adicional de roaming. Uma notícia que vem no seguimento da que refere que o Google está a preparar uma rede "mista", em que utilizará o WiFi como forma preferencial de comunicação, e recorrendo às redes celulares apenas como "backup" (algo que também outros operadores têm estado a estudar e implementar, como forma de reduzir o congestionamento das redes celulares.)


Não deixará de ser um pouco triste ver que é necessário vir alguém "de fora" para obrigar os operadores a mexerem em coisas que já deveriam ter alterado por sua própria iniciativa, há anos, nem que fosse apenas por uma questão de justiça para com os seus clientes. Mas como já tem sido demonstrado, uma e outra vez, aqueles que se recusam a evoluir acabam por se tornar extintos... e não me parece que sejam os operadores que usam as "fidelizações" como algemas para prender clientes que venham a ter a simpatia do público assim que surgir uma alternativa que os trate de forma mais justa.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)