2015/04/25

MPAA cria site para evitar pirataria internacional... inacessível fora dos EUA

Por mais que se tente ter uma boa dose de paciência para a forma absurda como certas entidades "anti-pirataria" abordam esta questão, parece que não há forma de aprenderem. E se dúvidas houvesse, bastará olhar para mais este caso de uma iniciativa que se quase poderia considerar positiva.

A MPAA está consciente que um dos factores que incentiva à pirataria é a dificuldade de obtenção dos conteúdos legais. Muitos utilizadores internacionais apressam-se a descarregar séries e filmes que surgem na internet, porque provavelmente teriam que esperar meses até que chegassem ao seu país (se é que chegariam.) Isto levou à criação de um site onde a MPAA pretendia informar os interessados onde poderia ver os conteúdos que desejavam de forma legal: o WhereToWatch.

Mas depressa a "boa intenção" nos puxa de volta para a realidade, pois mostrando a sua (falta) de sensibilidade para lidar com todas estas questões, o próprio site que deveria mostrar onde se podem ver os conteúdos desejados de forma legal... está bloqueado para visitantes que acedam de fora dos EUA!

Não é que tenha ilusões de que o site nos desse algum resultado de interesse (provavelmente direccionar-nos-ia para sites que continuariam a não disponibilizar os conteúdos para fora dos EUA ou um número reduzido de países), mas assim fica mais que demonstrado o ponto absurdo a que se chegou na mania de tentar atrasar ao máximo as alterações - mais que necessárias - de modernização dos conceitos de direitos de autor, partilha legal de conteúdos, e a proibição de restrições geográficas neste mercado global em que vivemos. Se algum dia se espera aspirar a que todo o planeta possa viver em paz, porque não começar por abolir as fronteiras digitais que nos tentam impingir na internet?

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)